Advisor | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Author | Bittencourt, Aline Lourenço | |
Access date | 2024-09-02T14:13:10Z | |
Available date | 2024-09-02T14:13:10Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | BITTENCOURT, Aline Lourenço. Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II : mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese. 2023. 186 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65698 | |
Abstract in Portuguese | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritivos de comportamentos, interesses ou atividades, que podem ser observados desde os primeiros anos de vida na grande maioria dos casos. A pandemia da COVID-19, uma síndrome respiratória aguda grave causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), resultou em um grande impacto na vida das pessoas, sobretudo em famílias que possuem filhos com autismo. Neste contexto, esta tese teve por objetivo elencar os mitos e verdades que circulam sobre o TEA; investigar pela ótica dos pais a percepção de pessoas com TEA no enfrentamento da pandemia; identificar as estratégias adotadas no período pandêmico, visando a amenizar os comportamentos de inflexibilidade cognitiva apresentados, com o objetivo de contribuir com novas ferramentas educacionais na intervenção com estudantes com TEA para a promoção da saúde. Por se tratar de uma pesquisa à luz da teoria da Autopoiese, que entende o sujeito como um ser produto e produtor do meio em que se encontra, os resultados mostraram que é preciso investir na divulgação científica sobre o TEA ,com uma linguagem clara e acessível a todos; o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como uma abordagem propulsora da inclusão, por atender aos extremos da população escolar ( Altas Habilidades e Deficiência Intelectual); reforçaram o lema “Nada sobre nós, sem nós” no protagonismo das pessoas com TEA e suas famílias; a releitura das experiências da pandemia como instrumento para o desenvolvimento de novas práticas e pesquisas em prol da promoção da saúde, influenciando a produção de políticas no âmbito da saúde e educação, como orientações e materiais que possam ser disponibilizados em clínicas e/ou escolas. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mitos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pandemia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Percepções | pt_BR |
Subject in Portuguese | Crianças | pt_BR |
Subject in Portuguese | Autopoiese | pt_BR |
Title | Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II: mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2023 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent deficits in communication and social interaction and by restrictive patterns of behaviors, interests, or activities that can be observed from the first years of life in the vast majority of cases. The pandemic of COVID-19, a severe acute respiratory syndrome caused by the coronavirus (SARS-CoV-2), has resulted in a great impact on people's lives, especially in families who have children with autism. In this context, this thesis aimed to list the myths and truths that circulate about ASD; to investigate the perception of people with ASD in facing the pandemic from the parents' point of view; to identify the strategies adopted in the pandemic period, aiming to mitigate the cognitive inflexibility behaviors presented, to contribute with new educational tools in the intervention with students with ASD for health promotion. Since this is a research in the light of the Autopoiesis theory, which understands the subject as a product and producer of the environment in which it is found, the results showed that it is necessary to invest in scientific dissemination about ASD, with a clear and accessible language for all; the Universal Design Guidelines for Learning (UDL) as an approach that promotes inclusion, by meeting the extremes of the school population (High Abilities and Intellectual Disability); reinforced the motto "Nothing about us, without us" in the protagonism of people with ASD and their families; the re-reading of the experiences of the pandemic as a tool for the development of new practices and research for the promotion of health, influencing the production of policies in health and education, as guidelines and materials that can be made available in clinics and/or schools. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Autism Spectrum Disorder | en_US |
Subject | Myths | en_US |
Subject | Pandemic | en_US |
Subject | Perceptions | en_US |
Subject | Children | en_US |
Subject | Autopoiesis | en_US |
DeCS | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
DeCS | COVID-19 | pt_BR |