Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66249
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
Metadata
Show full item record
DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE NUTRICIONISTAS A PARTIR DO AMBIENTE ESCOLAR
Derecho humano a la alimentación adecuada: percepciones y prácticas de nutricionistas en ambiente escolar
Ação intersetorial
Direitos humanos
Educação superior
Políticas públicas
Alternative title
Human right to adequate food: perceptions and practices of nutritionists in a school environmentDerecho humano a la alimentación adecuada: percepciones y prácticas de nutricionistas en ambiente escolar
Author
Affilliation
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Curso de Graduação em Nutrição. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade de Passo Fundo. Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer. Passo Fundo, RS, Brasil.
Universidade de Passo Fundo. Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso. Passo Fundo, RS, Brasil.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Curso de Graduação em Nutrição. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade de Passo Fundo. Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer. Passo Fundo, RS, Brasil.
Universidade de Passo Fundo. Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso. Passo Fundo, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
A incorporação da perspectiva dos direitos e da cidadania às políticas públicas de alimentação e nutrição passa pela prática social dos atores envolvidos com a concretização dessas políticas. O objetivo do estudo foi compreender percepções e práticas de nutricionistas sobre o direito humano à alimentação adequada no âmbito de sua atuação profissional no Programa Nacional de Alimentação Escolar. O estudo, desenvolvido em 2014, foi qualitativo, e a coleta de dados, realizada por grupo focal. Participaram 11 nutricionistas de municípios da Mesorregião Oeste Catarinense. As falas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que as participantes tinham percepção abrangente sobre o direito humano à alimentação adequada, em diferentes dimensões e relações com os aspectos inerentes a ela. As nutricionistas destacaram a importância e o desafio da atuação intersetorial, articulada à comunidade. Contudo, pareceu haver limitação ao trabalho em equipe e à interlocução com as famílias, possivelmente por fragilidade de suporte teórico-metodológico e político para intervenção nesse campo. As percepções abrangentes das nutricionistas, mas pouco fundamentadas teórica e politicamente sobre o direito humano à alimentação adequada, evidenciaram o desafio a se enfrentar na formação profissional, tanto na graduação como na educação permanente.
Abstract
Incorporating the perspective of rights and citizenship to public policies on food and nutrition goes through the social practice of the players involved in the implementation of these policies. The aim of the study was to understand the nutritionists' perceptions and practices on the human right to adequate food in the context of their professional activities in the National Program for School Feeding. The study was qualitative, developed in 2014, and data were collected by means of a focus group. Eleven nutritionists from municipalities located in the West Santa Catarina Mesoregion (Brazil) participated. The statements were recorded, transcribed, and analyzed according to the thematic content analysis technique. The results showed that the participants had a comprehensive perception of the human right to adequate food, in different dimensions and relations with the aspects related to it. The nutritionists emphasized the importance and the challenge of intersectoral action linked to the community. However, there appeared to be a limitation in teamwork and in dialog with the families, possibly due to fragile theoretical-methodological and political support for intervention in this field. The nutritionists' comprehensive perceptions on the human right to adequate food, although poorly substantiated from the theoretical and political viewpoint, showed the challenge to be faced in vocational training, both in undergraduate and in permanent education.
Keywords in Portuguese
Alimentação escolarAção intersetorial
Direitos humanos
Educação superior
Políticas públicas
Share