Advisor | Jurberg, Claudia | |
Advisor | Nogueira, Joseli Maria da Rocha | |
Author | Coelho Júnior, João Batista Lopes | |
Access date | 2024-10-17T15:19:06Z | |
Available date | 2024-10-17T15:19:06Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | COELHO JÚNIOR, João Batista Lopes. O que aconteceria se…? Reflexões sobre a criação e uso de animação por rotoscopia em realidade virtual para o ensino de ciências. 2023. 129 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66572 | |
Abstract in Portuguese | A Realidade Virtual (RV), interface computacional que possibilita a interação do usuário em um ambiente tridimensional em tempo real, tem potencial transformador na educação. De acordo com a teoria de aprendizagem multimídia, a exploração dos diferentes sentidos dos alunos pode estimular soluções mais inovadoras. Nesse contexto, este estudo investiga a aplicação da RV no ensino e aprendizagem de ciências. A pesquisa utilizou entrevistas e grupos de discussão com professores e alunos entre 21 e 58 anos, fazendo uso de uma narrativa não linear em RV, desenvolvida por meio da técnica de animação em rotoscopia - um método que envolve a traçagem frame a frame de filmagens reais para criar uma representação animada. O recrutamento dos participantes foi realizado através do método snowball e as respostas pós-imersão foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Para a criação da narrativa interativa, foram utilizados diversos softwares, como o Twine para a criação de roteiros, Adobe Photoshop, Illustrator e Animate para a criação de rotoscopia, e Adobe Captivate para criar a interatividade. Os participantes puderam experimentar procedimentos laboratoriais e situações de risco de forma segura e imersiva, demonstrando a eficácia da RV e vídeos em 360o no aprendizado de conceitos abstratos e na promoção da curiosidade científica. A pesquisa trouxe reflexões sobre imersão, novas perspectivas de ensino, aulas remotas, acessibilidade e usabilidade de produtos em RV. O estudo reforça o potencial da RV como ferramenta educacional, desde que seja usada de forma eficaz e criativa | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Rotoscopia em 360º | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ciências e Realidade Virtual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Simulação e Ensino | pt_BR |
Title | O que aconteceria se…? Reflexões sobre a criação e uso de animação por rotoscopia em realidade virtual para o ensino de ciências | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2023 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | Virtual Reality (VR), a computational interface that enables user interaction in a threedimensional environment in real time, has the potential to transform education. According to multimedia learning theory, exploring students' different senses can stimulate more innovative solutions. In this context, this study investigates the application of VR in science teaching and learning. The research used interviews and discussion groups with teachers and students between 21 and 58 years old, making use of a non-linear narrative in VR, developed through the rotoscoping animation technique - a method that involves tracing frame by frame of real footage to create an animated representation. Participants were recruited using the Snowball method and post-immersion responses were analyzed using content analysis. To create the interactive narrative, various software were used, such as Twine to create scripts, Adobe Photoshop, Illustrator and Animate to create rotoscoping, and Adobe Captivate to create interactivity. Participants were able to experience laboratory procedures and risk situations in a safe and immersive way, demonstrating the effectiveness of VR and 360o videos in learning abstract concepts and promoting scientific curiosity. The research brought reflections on immersion, new teaching perspectives, remote classes, accessibility and usability of VR products. The study reinforces the potential of VR as an educational tool, as long as it is used effectively and creatively | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Rotoscoping in 360º | en_US |
Subject | Science and Virtual Reality | en_US |
Subject | Science Teaching | en_US |
Subject | Simulation and Teaching | en_US |
DeCS | Realidade Virtual | pt_BR |
DeCS | Treinamento por Simulação | pt_BR |
DeCS | Ciência | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Ensino de Ciências | pt_BR |