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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66763
NOVA ABORDAGEM DE FISCALIZAÇÃO EM DENÚNCIAS SANITÁRIAS CONSIDERADAS DE BAIXO RISCO
Alternative title
New fiscalization’s method in low risk sanitary complaintsAffilliation
Governo Municipal de São Bernardo do Campo. Prefeitura de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Governo Municipal de São Bernardo do Campo. Prefeitura de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Governo Municipal de São Bernardo do Campo. Prefeitura de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Governo Municipal de São Bernardo do Campo. Prefeitura de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Governo Municipal de São Bernardo do Campo. Prefeitura de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
A vigilância sanitária deve ser concebida como um espaço de exercício de cidadania e controle social, sendo transformadora da qualidade dos produtos, processos e das relações sociais; exige uma ação abrangente e requer plena consciência para um adequado gerenciamento de risco sanitário. Essa relação deve estar fundamentada na noção de cidadão, sujeito de direitos, e não somente de consumidor. As pessoas devem ser consideradas como iguais em seus direitos, mesmo tendo diferentes posições ou valores socioculturais. As ações de vigilância sanitária visam à promoção e proteção da saúde como qualidade de vida, orientada pela noção de ‘risco sanitário’, referindo-se à possibilidade de dano, agravo ou efeito adverso à saúde, relacionado a procedimentos, produtos e serviços. Deve sempre visar uma maioria de pessoas. No processo de trabalho da vigilância sanitária, devese observar o princípio do contraditório e da ampla defesa, legitimizado pela possibilidade de resposta e utilização de todos os meios de defesa admitidos em Direito. Pensando nisso, foi implantada uma nova metodologia de atendimento às denúncias consideradas de baixo risco sanitário que evita o deslocamento da equipe de fiscalização para verificar questões extremamente pontuais, substituído pela convocação dos responsáveis pelos estabelecimentos à Central de Atendimento ao Cidadão e notificá-los sobre a denúncia. Essa metodologia vem trazendo resultados positivos, tanto para o órgão fiscalizador como para a população.
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