Advisor | Souza, Claudia Teresa Vieira de | |
Author | Santana, Clarice Silva de | |
Access date | 2024-11-11T18:10:10Z | |
Available date | 2024-11-11T18:10:10Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | SANTANA, Clarice Silva de. Trocando saberes entre elas: uma abordagem para promover a literacia em saúde sobre câncer de mama e o empoderamento de pacientes. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67072 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo aborda o conceito de educação de pacientes como forma de contribuir para a melhoria do cuidado, promoção do empoderamento de pacientes e fortalecimento da participação destes como importantes multiplicadores de conhecimentos. Para isto, buscou como objetivo geral propor uma abordagem de educação em saúde visando promover a literacia em saúde (LS) sobre câncer de mama (Ca mama) e o empoderamento de mulheres que vivenciaram este diagnóstico utilizando como ferramenta a teoria da aprendizagem criativa. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e a pesquisa participativa de base comunitária por ser este um estudo que tem como eixo central a relação dialógica e a construção compartilhada de conhecimentos. No que tange à coleta de dados, elegeu-se a roda de conversa como instrumento que nos permitiu analisar e avaliar a abordagem educativa aqui proposta. Para analisar os dados, utilizou-se o método da análise de conteúdo de Bardin, a qual viabilizou as categorias: 1) Promover à paciente o acesso ao conhecimento sobre Ca mama para melhoria do cuidado desde o diagnóstico; 2) A importância de favorecer a compreensão da paciente em relação aos conhecimentos construídos sobre Ca mama; 3) A educação em saúde como dispositivo para o empoderamento de pacientes; 4) A educação entre pares como proposta de abordagem para compartilhar e ampliar o acesso ao conhecimento conhecimentos sobre Ca mama. Diante dos resultados foi possível constatar que o estudo contribuiu para aquisição de habilidades e competências por parte das mulheres participantes no que diz respeito a LS, possibilitando maiores chances de uma tomada de decisão informada e o incremento do empoderamento no gerenciamento da patologia que enfrentam Promover um cuidado empoderador fez das mulheres participantes, protagonistas do seu cuidado e multiplicadoras para outras pessoas que vivenciam o mesmo diagnóstico ampliando o conhecimento do processo saúde-doença, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e suscitando inclusive possíveis transformações em políticas públicas destinadas ao seu cuidado | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Câncer de Mama | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação de Pacientes como Assunto | pt_BR |
Subject in Portuguese | Participação do Paciente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação para a Saúde Comunitária | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem Criativa | pt_BR |
Title | Trocando saberes entre elas: uma abordagem para promover a literacia em saúde sobre câncer de mama e o empoderamento de pacientes | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2023 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | This study addresses the concept of patient education as a way to enhance healthcare, boost patient empowerment and bolster patient participation as important knowledge multipliers. To this end, the main aim of this study was to propose a health education approach aiming at health literacy (HL) promotion concerning breast cancer (breast Ca) and the empowerment of other women who have also experienced this diagnosis, by employing creative learning theory as a tool. Qualitative and community-based participatory research approaches were applied, as this study’s central axis encompasses the dialogic relationship and shared knowledge construction. Conversation circles were chosen for data collection, allowing for the analysis and assessment of the educational approach proposed herein. Bardin's content analysis method was used for the data analysis, allowing for the establishment of the following categories: 1) Grant patients access to information on breast Ca for from the moment of diagnosis to enhance their care; 2) Highlight the importance of fostering patient understanding concerning built breast Ca knowledge; 3) Utilize health education as a tool for patient empowerment; 4) Apply peer education as a potential approach for disseminating and broadening access to breast Ca knowledge. The findings reveal that this study contributed to skill and competency acquisition by the female participants regarding HL, enabling greater chances of informed decision-making and heightened empowerment in managing their pathology. Promoting empowering care led the female participants to act as their care protagonists and knowledge multipliers for other people who experience the same diagnosis, expanding knowledge on the healthdisease process, contributing to quality-of-life improvement and presenting the potential for public policy transformations aimed at the care of these women | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Breast cancer | en_US |
Subject | Patient education as a subject | en_US |
Subject | Patient participation | en_US |
Subject | Community health education | en_US |
Subject | Creative learning | en_US |
DeCS | Câncer da Mama | pt_BR |
DeCS | Letramento em Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação de Pacientes como Assunto | pt_BR |
DeCS | Participação do Paciente | pt_BR |
DeCS | Empoderamento | pt_BR |