Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68307
PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DO LIVRO “AS BORBOLETAS, O BESOURO E A FADA DA BIODIVERSIDADE”
Aprendizagem em Biodiversidade e Saúde
Ensino de Ciências
Métodos de Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Leitura
Materiais Educativos e de Divulgação
Comunicação e Divulgação Científica
Torres, Lucas da Silva | Date Issued:
2024
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O livro intitulado “As Borboletas, o Besouro e a Fada da Biodiversidade” foi escrito pelos autores Lucas Torres e Jane Costa, com o objetivo de criar uma ferramenta para popularização da ciência e como um incentivo para despertar a curiosidade e o respeito pela biodiversidade entomológica. O livro aborda temas como ecologia, meio ambiente e contos tradicionais do Brasil. Este trabalho apresenta uma proposta educacional que utiliza o livro como um recurso paradidático para o ensino formal, direcionado aos alunos do 7º ano do ensino fundamental II. A abordagem envolve a exploração da obra por meio da leitura, conjugada com a construção de conhecimentos, estratégias de leitura e as competências e habilidades estabelecidas pela nova BNCC. Espera-se que a proposta didática possa estimular o prazer pela leitura a fim de aprimorar a capacidade de pensamento crítico, o interesse pela biodiversidade dos insetos e a leitura do mundo, considerando que a leitura pode estimular a imaginação, a criatividade, a valorização dos saberes, a construção de vocabulário e a promoção do letramento científico. A abordagem, denominada leitura investigativa, analisa o referido livro e foi criada com base em teorias sobre atitudes de leitura. A obra foi avaliada com base nos indicadores de alfabetização científica e nas habilidades propostas pela BNCC. Os resultados demonstram compatibilidade entre a proposta e os documentos regentes da educação formal, bem como com os indicadores de alfabetização científica, contribuindo para a construção de conhecimento e o desenvolvimento do letramento científico através das estratégias de leitura investigativa apresentadas.
Abstract
The book entitled “The Butterflies, the Beetle and the Biodiversity Fairy” was written with the aim of creating a tool for popularizing science and an incentive to awaken curiosity and respect for entomological biodiversity. Bringing issues such as ecology, environment and Brazilian folk tales. This work aims to elaborate a didactic proposal based on the mentioned book as a material applicable to formal teaching with students in the 7th year of the II elementary school. The issues to be discussed will include investigation through reading combined with the development of knowledge, active reading strategies and new skills and abilities to be developed by the new BNCC. Considering that reading can stimulate imagination, creativity, the appreciation by the knowledge, the construction of vocabulary, and the promotion of scientific literacy, it is expected that the didactic proposal can encourage the pleasure of reading to improve critical thinking, curiosity about entomological biodiversity, and reading about the world. The didactic proposal through the paradidatic book, called investigative reading, will be presented using the theoretical references used in the construction of the proposal and will be evaluated by indicators of scientific literacy and the skills to be developed by BNCC. The results show compatibility of the didactic proposal of the aforementioned book with the governing documents of formal education as well as the scientific literacy indicators, enabling the construction of knowledge and scientific literacy through the investigative reading techniques presented.
Keywords in Portuguese
Leitura InvestigativaAprendizagem em Biodiversidade e Saúde
Ensino de Ciências
DeCS
BiodiversidadeMétodos de Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Leitura
Materiais Educativos e de Divulgação
Comunicação e Divulgação Científica
Share