Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68662
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CENTRO DO DEBATE: ENTRE O DESAFIO CONCEITUAL E A LÓGICA NORTEADORA DAS PRÁTICAS
Educação Permanente em Saúde
Gestão do Trabalho
Aprendizagem Significativa
Educación Continua en Salud
Gestión del Trabajo
Aprendizaje Significativo
Antunes, Elaine Antonio | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo situa-se no campo da problematização sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS) e as formas reais dos processos formativos promovidos em serviço no SUS sob esta nomenclatura. O estudo mapeou as aproximações e distanciamentos entre a prática formativa realizada em um município de grande porte com o conteúdo da literatura e dos instrumentos normativos que tratam da formação da força de trabalho destinada a atuar na política de saúde. Partiu-se das percepções sobre o trabalho, suas múltiplas formas de expressão e suas determinações no mundo contemporâneo. Em seguida, procurou-se compreender os pressupostos orientadores da Educação Profissional, ponto de encontro entre trabalho e educação e processo necessário para pensar os percursos formativos para atuar na área de saúde. Metodologicamente, o estudo recorreu à análise das ações ofertadas nos últimos 5 anos pelo Núcleo de Educação Permanente de Macaé/NEPS sob a perspectiva crítico-dialética da realidade estudada a partir das percepções dos profissionais envolvidos em tais processos sob diferentes pontos de vista. Para tanto, foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde e outros trabalhadores que tenham participado de algum tipo de ação relacionada à educação permanente. O estudo trouxe à tona achados importantes sobre as questões que permeiam as ações formativas e suas aproximações e distanciamentos do que se pode chamar de Educação Permanente em Saúde (EPS). Os resultados encontrados denotam a falta de capilaridade da EPS, a começar pela própria compreensão do sentido que carrega e dos aspectos que devem ser contemplados em seu campo de atuação. O cenário delineado indica a dimensão do desafio que a política de saúde e seus atores têm diante de si para promover mudanças efetivas nos processos de trabalho que possam impactar a promoção do cuidado.
Abstract
This study is situated in the field of problematizing of Permanent Health Education (PHE) and the actual forms of training processes promoted in service within the Unified Health System (SUS) under this nomenclature. The study mapped the similarities and differences between the formative practice conducted in a large municipality and the content of the literature and normative instruments that address the training of the workforce intended to operate in health policy. The study began by considering perceptions about work, its multiple forms of expression, and its determinations in the contemporary world. Subsequently, it sought to understand the guiding assumptions of Professional Education, a meeting point between work and education, and a necessary process for considering formative paths for working in the health sector. Methodologically, the study relied on the analysis of actions offered in the last five years by the Núcleo de Educação Permanente de Macaé (NEPS) from a critical-dialectical perspective of the reality studied, based on the perceptions of the professionals involved in such processes from different perspectives. For this purpose, interviews were conducted with health professionals and other workers who had participated in some type of action related to permanent education. The study unveiled important findings about the issues surrounding formative actions and their proximities and distances from what can be termed Permanent Health Education (PHE). The results indicated a lack of capillarity in PHE, beginning with the very understanding of its meaning and the aspects it should address in its field of operation. The outlined scenario indicates the magnitude of the challenge that health policy and its actors face in promoting effective changes in work processes that can impact care promotion.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio se sitúa en el campo de la problematización acerca de la Educación Permanente en Salud (EPS) y las formas reales de los procesos de formación promovidos en servicio en el SUS bajo esa nomenclatura. El estudio mapeó las semejanzas y diferencias entre la práctica formativa realizada en un gran municipio y el contenido de la literatura e instrumentos normativos que tratan de la formación de la fuerza de trabajo destinada a actuar en la política de salud. Se partió de las percepciones sobre el trabajo, sus múltiples formas de expresión y sus determinaciones en el mundo contemporáneo. A continuación, buscamos comprender los presupuestos orientadores de la Educación Profesional, punto de encuentro entre trabajo y educación y proceso necesario para pensar caminos de formación para actuar en el área de la salud. Metodológicamente, el estudio utilizó el análisis de las acciones ofrecidas en los últimos 5 años por el Núcleo de Educación Permanente de Macaé/NEPS desde la perspectiva crítico-dialéctica de la realidad estudiada a partir de las percepciones de los profesionales involucrados en tales procesos desde diferentes puntos de vista. Para ello, se realizaron entrevistas a profesionales de la salud y otros trabajadores que habían participado en algún tipo de acción relacionada con la formación continua. El estudio sacó a la luz hallazgos importantes sobre las cuestiones que permean las acciones de formación y sus abordajes y distanciamientos de lo que puede denominarse Educación Permanente en Salud (EPS). Los resultados encontrados denotan la falta de capilaridad de la EPS, empezando por la comprensión del significado que conlleva y de los aspectos que deben ser contemplados en su campo de actuación. El escenario planteado indica la magnitud del desafío que enfrentan la política de salud y sus actores para promover cambios efectivos en los procesos de trabajo que puedan incidir en la promoción del cuidado.
Keywords in Portuguese
Educação na SaúdeEducação Permanente em Saúde
Gestão do Trabalho
Aprendizagem Significativa
Keywords in Spanish
Educación para la SaludEducación Continua en Salud
Gestión del Trabajo
Aprendizaje Significativo
Share