Advisor | Garzoni, Luciana Lopes de Almeida Ribeiro | |
Author | Andrade, Cristine Maria de Lima | |
Access date | 2025-03-13T17:06:19Z | |
Available date | 2025-03-13T17:06:19Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | ANDRADE, Cristine Maria de Lima. Práticas integrativas e complementares em saúde com CienciArte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso para orientar práticas educacionais. 2024. 199 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2024. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68962 | |
Abstract in Portuguese | Essa tese realizou pesquisa para orientação de prática educacional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde -PICS- para crianças e adolescentes em espaço de Educação não formal e, potencialmente, em escolas da Educação Básica no Brasil. Partimos da pergunta: O ensino de PICS associada à abordagem metodológica CienciArte pode impulsionar a capacidade de transpor os significados de violência dos territórios em vulnerabilidade social para a promoção da saúde e do bem-estar, do autocuidado e da cultura de paz? O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP-IOC/Fiocruz) sob o número de Certificado de Apresentação de Apreciação Ética - CAAE: 45637621.6.0000.5248. Fizemos pesquisa bibliográfica sobre o efeito das PICS com crianças e jovens para a construção de um guia de PICS. Realizamos um estudo de caso tomando como objeto o Projeto ‘Crianças Sol do Amanhã -CSA’, realizado na Fundação Oswaldo Cruz. Utilizamos pesquisa documental para coleta de dados na perspectiva da Promoção e Educação em Saúde de PICS com CienciArte. O projeto CSA foi realizado no Horto Fiocruz em 2018 com 80 participantes e atividades direcionadas a crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, seus familiares e educadores de projetos sociais apoiados pela Fiocruz, em áreas com alta violência no Rio de Janeiro (comunidades de Manguinhos, Complexo do Alemão, Cidade de Deus). O projeto realizou atividades em circuito de PICS em estações de Reiki, Tai Chi Chuan, Respiração, Meditação e Yoga, complementando com Educação Ambiental, CienciArte. Analisamos a percepção sobre sentimentos positivos e negativos antes, durante e após as atividades por meio da coleta de palavras e da construção de uma Metaformação, uma abordagem que utiliza elementos simbólicos. Utilizando as 13 categorias cognitivas promotoras da criatividade (CCPC) foi feita a análise do potencial das PICS em promover criatividade. Nossos resultados demonstraram que as PICS promoveram na dinâmica educacional sentimentos positivos e de bem estar, bem como, foram capazes de promover a criatividade, podendo facilitar inovações no ensino. O ensino das PICS para autocuidado, saúde e bem-estar de crianças e adolescentes de áreas expostas à violência contribuiu para a Cultura de Paz e pode ser projetado para a promoção da saúde. Outros projetos sociais podem se beneficiar e alcançar tais objetivos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz/IOC | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Práticas Integrativas e Complementares em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | PICS | pt_BR |
Subject in Portuguese | CienciArte | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde e Cultura De Paz | pt_BR |
Title | Práticas integrativas e complementares em saúde com CienciArte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso para orientar práticas educacionais | pt_BR |
Alternative title | Integrative and complementary practices in health with ArtScience for children and adolescents in situations of social vulnerability: case studie to guide educational practices | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2024-04-12 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Abstract | This thesis carried out research to guide educational practice in Integrative and Complementary Health Practices - ICHP- for children and adolescents in non-formal education space and, potentially, in Basic Education schools in Brazil. We start from the question: Can the teaching of ICHP associated with the ArtScience methodological approach boost the ability to transpose the meanings of violence from socially vulnerable territories to the promotion of health and well-being, self-care and a culture of peace? The study was approved by the Human Research Ethics Committee (REC-IOC/Fiocruz) under Certificate of Presentation of Ethical Appraisal - CAAE number: 45637621.6.0000.5248. Let us conduct a literature review on the effect of ICHP on children and young people in order to construct a guide to ICHP. We carried out a case study taking as object the Project 'Children Sun of Tomorrow -CST', carried out at the Oswaldo Cruz Foundation. We used documentary research to collect data from the perspective of Health Promotion and Education of ICHP with ArtScience. The CST project was carried out at Horto Fiocruz in 2018 with 80 participants and activities aimed at children and adolescents aged 8 to 15 years, their families and educators from social projects supported by Fiocruz, in areas with high violence in Rio de Janeiro (communities of Manguinhos, Complexo do Alemão, Cidade de Deus). The project carried out activities in a circuit of ICHP in Reiki, Tai Chi Chuan, Breathing, Meditation and Yoga stations, complementing with Environmental Education, ArtScience. We analyze the perception of positive and negative feelings before, during, and after the activities through the collection of words and the construction of a Metaformation, an approach that uses symbolic elements. Using the 13 cognitive categories promoting creativity (CCPC), the potential of ICHP to promote creativity was analyzed. Our results showed that ICHP promoted positive feelings and well-being in the educational dynamics, as well as were able to promote creativity, and could facilitate innovations in teaching. The teaching of ICHP for self-care, health and well-being of children and adolescents from areas exposed to violence has contributed to the Culture of Peace and can be designed for health promotion. Other social projects can benefit from and achieve these goals. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Teaching | en_US |
Subject | Integrative and Complementary Health Practices | en_US |
Subject | ICHP | en_US |
Subject | ArtScience | en_US |
Subject | Health and Culture of Peace | en_US |
Member of the board | Mello, Marcio Luiz Braga Corrêa de | |
Member of the board | Sousa, Islândia Maria Carvalho de | |
Member of the board | Freitag, Vera Lucia | |
Member of the board | Araujo-Jorge, Tania Cremonini de | |
Member of the board | Silva, Paulo Roberto Vasconcellos da | |
Member of the board | Griep, Rosane Härter | |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Terapias Complementares | pt_BR |
DeCS | Ciência nas Artes | pt_BR |
DeCS | Vulnerabilidade Social | pt_BR |
DeCS | Criança | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |