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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69464
AVALIAÇÃO DA SAUDABILIDADE DO AMBIENTE ALIMENTAR DE ESCOLAS PRIVADAS DE TRÊS CIDADES BRASILEIRAS SOB DIFERENTES CONTEXTOS REGULATÓRIOS EM 2022 E 2023
Alimentação Escolar
Adolescente
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Percepção
Alimentação Escolar
Adolescente
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Percepção
Comércio
Legislação
Food Environment
School Fedding
Adolescent
Nutrition Programs And Policies
Perception
Botelho, Laís Vargas | Date Issued:
2025
Alternative title
Evaluation of the healthiness of the food environment in private schools in three brazilian cities under different regulatory contexts in 2022 and 2023Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Medidas regulatórias sobre o ambiente alimentar escolar podem promover a alimentação saudável, mas ainda não há uma lei federal no Brasil que restrinja a comercialização de alimentos ultraprocessados nas escolas. Embora existam iniciativas estaduais e municipais, sua influência sobre a saudabilidade das cantinas escolares é pouco investigada. Esta tese teve como objetivos: (1) apresentar a pesquisa-mãe Impacto da Regulamentação do Ambiente Alimentar Escolar e descrever a participação no primeiro ano; (2) mapear a literatura científica sobre a percepção dos estudantes acerca do ambiente alimentar escolar; e (3) analisar mudanças na saudabilidade das cantinas de escolas privadas de Recife (PE), Niterói (RJ) e Porto Alegre (RS) entre 2022 e 2023. O primeiro artigo detalhou o planejamento e o trabalho de campo da pesquisa-mãe, que compreende três módulos: Cantina, Ambulante e Aluno. O Módulo Cantina foi concluído com sucesso, apesar da resistência das escolas à participação. O Módulo Ambulante foi cancelado devido à baixa presença de vendedores no entorno escolar. O Módulo Aluno obteve uma amostra inferior ao planejado, demandando ajustes metodológicos. O segundo artigo consiste em uma revisão de escopo conduzida seguindo as recomendações do Instituto Joanna Briggs. Foi identificada uma produção científica restrita, majoritariamente focada nas dimensões da aceitabilidade e qualidade, conforme a tipologia do modelo teórico de ambientes alimentares organizacionais No terceiro artigo, foram analisadas mudanças na saudabilidade das cantinas, considerando os contextos regulatórios locais. Foram comparados dados de 2022, do estudo Comercialização de Alimentos em Cantinas Brasileiras, e de 2023, da pesquisa-mãe aqui descrita. Observou-se que Porto Alegre, cidade com regulamentação considerada exemplar, apresentou o melhor desempenho nos dois momentos, mas com piora na saudabilidade. Recife, sem regulamentação, teve a maior deterioração. Já Niterói registrou melhorias após a implementação de uma lei proibindo ultraprocessados nas escolas. Os achados reforçam a importância de regulamentações capazes de promover a alimentação saudável nas escolas. No segundo ano da pesquisa-mãe, serão implementadas mudanças metodológicas, incluindo a adaptação do Módulo Aluno para um estudo qualitativo. Além disso, é necessário ampliar a literatura sobre a percepção dos estudantes, fornecendo subsídios para políticas públicas mais eficazes. A formulação de uma legislação nacional, aliada a ações de educação e fiscalização, é recomendada para garantir cantinas escolares mais saudáveis.
Abstract
Regulatory measures on the school food environment can promote healthy eating; however, there is no federal law in Brazil restricting the sale of ultra-processed foods in schools. While some state and municipal initiatives exist, their influence on the healthfulness of school canteens remain largely unexplored. The present thesis aimed to: (1) present the umbrella research project Impact of School Food Environment Regulation and describe participation in its first year; (2) review the scientific literature on students’ perceptions of the school food environment; and (3) analyze changes in the healthfulness of private school canteens in Recife (PE), Niterói (RJ), and Porto Alegre (RS) between 2022 and 2023. The first article detailed the planning and fieldwork of the umbrella study, which consists of three modules: “Canteen”, “Street Vendor” and “Student”. The Canteen Module was successfully completed, despite facing schools’ resistance to participation. The Street Vendor Module was canceled due to the low presence of vendors around schools. The Student Module obtained a smaller-than-expected sample, requiring methodological adjustments. The second article consists of a scoping review conducted according to the Joanna Briggs Institute recomendations. A limited body of scientific research was identified, mostly focusing on the acceptability and quality dimensions, as classified within the organizational food environment framework The third article analyzed changes in canteens healthfulness, considering local regulatory contexts. Data from 2022, collected in the Commercialization of Food in Brazilian Schools study, were compared with 2023 data from the umbrella study described. Results showed that Porto Alegre, which had a well-regarded regulation, performed best in both years but still experienced a decline in canteen healthfulness. Recife, which had no regulation, saw the greatest deterioration. Meanwhile, Niterói showed improvements following the implementation of a law banning ultra-processed foods at schools. The findings reinforce the importance of regulations that can promote healthy eating in schools. In the second year of the umbrella study, methodological adjustments will be made, including adapting the Student Module into a qualitative study. Furthermore, expanding research on students’ perceptions is essential to provide insights for more effective public policies. The formulation of a national law, combined with education and enforcement measures, is recommended to ensure healthier school canteens.
Keywords in Portuguese
Ambiente AlimentarAlimentação Escolar
Adolescente
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Percepção
DeCS
Ambiente AlimentarAlimentação Escolar
Adolescente
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Percepção
Comércio
Legislação
Food Environment
School Fedding
Adolescent
Nutrition Programs And Policies
Perception
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