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Director | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Autor | Ferreira, Cristiane Pereira | |
Fecha de acceso | 2013-09-22T15:45:10Z | |
Fecha de disponibilización | 2013-09-22T15:45:10Z | |
Fecha de publicación | 2012 | |
Referencia | FERREIRA, Cristiane Pereira. Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro. 2012. 196 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6949 | |
Resumen en Portugués | A educação fundamental tem como principal objetivo formar cidadãos com capacidade de aprender, viver em sociedade e auxiliar o desenvolvimento de valores. O ensino de ciências faz parte deste objetivo. Porém, no Brasil, tem sofrido diversas críticas por não contribuir, em muitos casos, com uma discussão mais crítica para a sociedade. Esta questão, que também se estende às outras disciplinas específicas, vem ocorrendo dentre outros fatores pela polivalência na formação de professores para as séries iniciais da educação básica. Assim, este trabalho teve como objetivo discutir o ensino de ciências na licenciatura em Pedagogia de instituições do Rio de Janeiro. Para tal, foi realizada análise documental das Diretrizes Curriculares, das matrizes curriculares, das ementas e projetos pedagógicos. Também foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de cursos de Pedagogia de instituições do Rio de Janeiro, cujos dados foram tratados utilizando a análise temática. Os resultados mostraram que as Diretrizes apenas indicam fatores importantes na formação do professor, porém sua interpretação permite a omissão do ensino de ciências na prática pedagógica das instituições de ensino superior. Ao elaborar seus currículos, as instituições pesquisadas dedicam pouca atenção ao ensino de ciências, o que se confirma nas falas de alguns entrevistados. Outros participantes da pesquisa, que demonstram valorizar o ensino de ciências no curso de Pedagogia, sentem-se limitados pelas condições de trabalho do próprio curso. A partir destes resultados, acredita-se que seja urgente e essencial que a importância do ensino de ciências seja evidenciada em sua apresentação no currículo da licenciatura em Pedagogia como caminho para aproximar a qualidade de formação na escola básica. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Formação de professores | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Diretrizes curriculares | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Ensino de ciências | pt_BR |
Título | Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro. | pt_BR |
Título alternativo | Science education in degree in pedagogy: recontextualizing the curriculum in institutions of Rio de Janeiro | en_US |
Tipo del documento | Thesis | |
Fecha de la defesa | 2012-11-29 | |
Departamiento | Instituto Oswaldo Cruz | |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Resumen en Inglés | The primary education has as goal to train people so as to provide them with the ability to learn, to live in society and also to help them with the development of values. The science education is part of this goal, but in Brazil, it has suffered some criticism for not contributing, in many cases, with a more critical discussion towards society. This question, which also extends to other specific disciplines, has occurred among other factors due to the versatility in teachers' formation towards the initial series of basic education. This study aimed to discuss the presentation of science education in Pedagogy degree in institutions from Rio de Janeiro. For this, we have analyzed documentary Curriculum Guidelines, the curriculum matrices, the syllabus and teaching projects, were also interviewed coordinators, teachers and students to Pedagogy institutions of Rio de Janeiro. Those data were processed using thematic analysis. The results showed that the Curriculum Guidelines only indicate important factors in teacher education, but their interpretation allows the omission of science education in pedagogical practice of higher education institutions. In developing their curriculum, institutions surveyed devote little attention to science education, which is confirmed in the words of some interviewees. Other research participants that demonstrate the value of science education in the Faculty of Education feel limited by the working conditions of the course. From these results, we believe it is urgent and essential that the importance of science education is evident in its presentation in the undergraduate curriculum in pedagogy as a way to approach the quality of education in primary schools. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | Teacher formation | en_US |
Palavras clave en Inglês | Curriculum guidelines | en_US |
Palavras clave en Inglês | Science education | en_US |
Miembros de la junta | Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo | |
Miembros de la junta | Ferreira, Marcia Serra | |
Miembros de la junta | Costa, Marco Antonio Ferreira da | |
Miembros de la junta | Fontoura, Helena Amaral da | |
Miembros de la junta | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |