Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70402
A PRÁTICA DOCENTE NA FIOCRUZ E AS MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS DO ENSINO
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como objetivo problematizar as mediações tecnológicas do ensino em nível de pós-graduação stricto sensu. Que aspectos convém levar em conta na incorporação de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem? A partir dos resultados da pesquisa “A prática docente na Fiocruz: os docentes e os desafios para a sua formação”, extraímos os achados que concernem ao tema em questão. Os resultados da pesquisa mostram efeitos em aspectos do trabalho docente, sobre o trabalho coletivo e na saúde; identificam uma demanda por formação para um uso adequado e eficaz dos novos recursos disponíveis; apontam para uma irreversibilidade, desde a pandemia, da modalidade híbrida de ensino e ao mesmo tempo para a necessidade de pensar a modalidade com os desafios e potencialidades mapeadas. Concluímos com alguns apontamentos para pensarmos a nível micro, meso e macro a apropriação das tecnologias para o ensino.
Share