Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9701
Title: Desenvolvimento e validação de método analítico para dosagem de adenina em bolsa de sangue
Other Titles: Development and validation of analytical method for determination of adenine in blood bag solution
Advisor: Nogueira, Ana Cristina Martins de Almeida
Members of the board: Leandro, Kátia Christina
Monteiro, Tânia Maria
Cardoso, Maria Helena Wohlers Morelli
Authors: Fust, Anna Maria Barreto Silva
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: As bolsas de coleta utilizadas para preservação do sangue humano variam de acordo com a solução anticoagulante e/ou preservadora utilizada, sendo estas, no Brasil, regulamentadas pela Portaria nº 950, de 26 de novembro de 1998. A adenina é um dos componentes desta solução, sendo adicionada para a biosíntese do ATP nas hemácias para diminuir a hemólise durante a estocagem do sangue. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um método alternativo aos oficiais - da Portaria nº 950 e da Farmacopéia Americana - para determinação quantitativa por cromatografia líquida de alta eficiência de fase reversa com pareamento iônico da adenina, utilizando reagentes menos agressivos para aumentar o tempo de vida útil da coluna cromatográfica. O método proposto empregou coluna cromatográfica de fase reversa Symmetry® C8 (250 x 4,6 mm; 5,0µm) e fase móvel constituída de uma mistura de 2,5% (v/v) de ácido acético + 0,02% (p/v) acetato de amônio + 0,005 %(p/v) heptano sulfonato de sódio + 5%(v/v) de acetonitrila. O fluxo empregado foi de 0,6 mL/min e detecção UV a 262 nm. Este estudo demonstra que o método desenvolvido apresentou especificidade, linearidade na faixa de 0,0264 a 0,0480 mg/mL. A estatística t de Levene não foi significativa (p > 0,05), a independência dos resíduos da regressão foi evidenciada pelo teste de Durbin-Watson e a significância da regressão foi alta (p < 0,001)...
Abstract: As bolsas de coleta utilizadas para preservação do sangue humano variam de acordo com a solução anticoagulante e/ou preservadora utilizada, sendo estas, no Brasil, regulamentadas pela Portaria nº 950, de 26 de novembro de 1998. A adenina é um dos componentes desta solução, sendo adicionada para a biosíntese do ATP nas hemácias para diminuir a hemólise durante a estocagem do sangue. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um método alternativo aos oficiais - da Portaria nº 950 e da Farmacopéia Americana - para determinação quantitativa por cromatografia líquida de alta eficiência de fase reversa com pareamento iônico da adenina, utilizando reagentes menos agressivos para aumentar o tempo de vida útil da coluna cromatográfica. O método proposto empregou coluna cromatográfica de fase reversa Symmetry® C8 (250 x 4,6 mm; 5,0µm) e fase móvel constituída de uma mistura de 2,5% (v/v) de ácido acético + 0,02% (p/v) acetato de amônio + 0,005 %(p/v) heptano sulfonato de sódio + 5%(v/v) de acetonitrila. O fluxo empregado foi de 0,6 mL/min e detecção UV a 262 nm. Este estudo demonstra que o método desenvolvido apresentou especificidade, linearidade na faixa de 0,0264 a 0,0480 mg/mL. A estatística t de Levene não foi significativa (p > 0,05), a independência dos resíduos da regressão foi evidenciada pelo teste de Durbin-Watson e a significância da regressão foi alta (p < 0,001). O método está livre de tendência (valor p da interseção > 0,05), (r ≈ 0,999) e mostrou-se satisfatório na avaliação dos parâmetros de precisão, exatidão, efeito matriz, estabilidade e robustez. A importância da validação deste método alternativo, que atende aos critérios tanto da Anvisa quanto do Inmetro, é a diminuição do custo das análises e a possível alteração da legislação vigente no que concerne à normatização de bolsas de sangue utilizadas no Brasil. De acordo com os resultados de validação obtidos através dos testes estatísticos a metodologia proposta pode ser empregada em laboratórios para o controle de qualidade.
DeCS: Adenina
Bolsas Plásticas para Preservação de Sangue
Cromatografia Líquida
Estudos de Validação como Assunto
Vigilância Sanitária
Issue Date: 2011
Citation: FUST, A. M. B. S. Desenvolvimento e validação de método analítico para dosagem de adenina em bolsa de sangue. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Rio de Janeiro, 2011.
Date of defense: 2011-07-25
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária
Copyright: open access
Appears in Collections:INCQS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
53.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.