Browsing by Author "Carvalho, Flávia Garcia de"
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As representações de ciência e cientistas em jogos digitais de entretenimento: uma análise da franquia Fallout
Silva, Eduardo Freitas Nobre da | Date Issued: 2023O campo da Divulgação Científica (DC) abrange as diversas formas que assuntos das ciências são compartilhados ou discutidos com o público. Uma das abordagens de pesquisa relevantes no campo de estudos em DC se volta para ... -
Construção de jogos e aprendizagem nos artigos da SBgames: onde design e educação se encontram?
Dias, Cynthia Macedo et al. | Date Issued: 2016Considerando a criação de jogos não só como um campo fértil para aprendizagens e criação colaborativa, mas também como uma prática de Design, o presente artigo busca identificar elementos para responder à questão: quais ... -
Consumo simbólico em jogos digitais: um modelo de análise
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2023O artigo apresenta o Modelo de Análise do Consumo Simbólico em Jogos Digitais, desenvolvido com aportes teórico-metodológicos da Semiologia dos Discursos Sociais, dos Estudos de Jogos e do Modelo de Comunicação como Mercado ... -
Diretrizes para gestão da marca: Arca - Repositório Institucional da Fiocruz
Carvalho, Flávia Garcia de | Date Issued: 2014O Arca é o repositório institucional da Fiocruz. Ele foi desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da fundação. Seu objetivo principal é reunir e dar visibilidade à produção técnico-científica da ... -
Gamificação para o mundo real: repensando práticas
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2023 -
Gamificação: o uso do conceito nos anais do SBGames entre 2010 e 2023
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2024Este trabalho apresenta uma análise de como o tema da gamificação tem aparecido nos anais do SBGames ao longo dos últimos 14 anos. O período estudado foi de 2010, quando o termo gamificação passa a ser adotado no exterior, ... -
“GDD-Sério”: uma proposta de game design document (GDD) para desenvolvimento de jogos sérios
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2023O Game Design Document (GDD) é uma ferramenta que reúne informações sobre elementos de um jogo a ser desenvolvido, a fim de serem compartilhadas entre uma equipe de desenvolvimento. Diante da diversidade de modelos possíveis ... -
Health é vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2021A pesquisa trata do consumo de sentidos de saúde em jogos de entretenimento, com aporte teórico-metodológico da Semiologia dos Discursos Sociais e da Análise de Discursos. Destacamos o Modelo de Comunicação como Mercado ... -
Health é vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento
Carvalho, Flávia Garcia de | Date Issued: 2020Esta pesquisa sobre consumo de sentidos de saúde se volta para jogadores, dando sequência a uma pesquisa de mestrado, que havia mostrado que jogos de entretenimento são capazes de produzir sentidos de saúde de diversas ... -
Intertextualidade Procedimental: intertextualidade das regras e mecânicas em jogos digitais
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2023Intertextualidade é um conceito importante para o estudo das mídias, porém, ao revisar a literatura entrecruzando jogos e intertextualidade, observamos que as análises raramente incluem como texto os seus elementos mais ... -
Jogo do Acesso Aberto
Monteiro, Juan Puppin et al. | Date Issued: 2016O Jogo do Acesso Aberto é um newsgame, um tipo de jogo mais curto e simples, geralmente inserido em páginas web, cujo objetivo principal é ilustrar uma notícia ou ainda divulgar algum tema. Ele visa despertar interesse ... -
“Jogo do acesso aberto”: desenvolvendo um newsgame para a comunicação e saúde
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2016O acesso aberto é importante para a pesquisa científica, mas também tem impacto na saúde. Sua adoção envolve aspectos ideológicos e é necessário conscientizar tanto pesquisadores quanto a população da sua importância. ... -
A luta contra a desinformação: estratégias adotadas pelos divulgadores científicos do Science Vlogs Brasil
Barbosa, Alynne de Oliveira | Date Issued: 2023A distorção de fatos e informações a fim de gerar alguma vantagem pessoal ou política esteve presente em diversos momentos da história. Porém, a emergência da internet e das mídias sociais trouxe mudanças significativas ... -
O SuperSUS na construção de processos para a comunicação e Saúde com o público jovem
Farias, Lays Hevéricia Silveira de | Date Issued: 2023A Comunicação e Saúde traz perspectivas importantes para a construção de estratégias que fortaleçam o Sistema Único de Saúde como política pública. Os jogos têm sido construtos importantes nesse processo, seja por sua ... -
Quem deixou isso aqui?! De novo! Redesign de um jogo digital para prevenção de intoxicações domésticas
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2022Em 2016 foi lançado o jogo digital “Quem deixou isso aqui?!”, um jogo sério que tem por objetivo sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de intoxicação exógena presentes em um domicílio comum e principais formas ... -
“Quem deixou isso aqui?”
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2015Jogo voltado para a conscientização de pais e responsáveis sobre os riscos de intoxicação doméstica em crianças. O jogador deve tomar conta de uma menininha para que ela não se intoxique com substâncias perigosas, mas que ... -
Redesign of a game to prevent exogenous poisoning: adding risks and forms of participation
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2023Em 2016, o jogo digital Quem deixou isso aqui?! foi lançado um jogo sério que visa sensibilizar os pais sobre os riscos de intoxicações exógenas presentes num agregado familiar comum e as principais formas de prevenção. ... -
A representação do museu de ciência em Stardew Valley
Aguiar, Danilo Henrique do Nascimento et al. | Date Issued: 2023Este artigo analisa como o jogo Stardew Valley (SV) representa o museu de ciências e suas atividades de divulgação científica. Para tanto, jogamos SV priorizando a interação com personagens, espaços e mecânicas diretamente ... -
Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2018O termo “saúde” representa um problema conceitual até mesmo em suas áreas especializadas. Por outro lado, é tema importante para a população e se manifesta em diversas mídias, incluindo jogos digitais de entretenimento. ... -
A saúde em jogos de entretenimento: análise da produção de sentido em dois jogos digitais
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2018Neste trabalho analisamos a produção de sentidos de saúde em jogos digitais, tomando-os como novos espaços de comunicação. Para tanto, selecionamos dois jogos de sucesso de público e crítica - BioShock e Deus Ex: Human ...