Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Araújo-Jorge, Tania Cremonini de | |
Autor | Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | |
Fecha de acceso | 2016-03-15T14:22:49Z | |
Fecha de disponibilización | 2016-03-15T14:22:49Z | |
Fecha de publicación | 2014 | |
Referencia | BARROS, M. D. M. de. O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências. 2014. 203f. Tese (Doutorado Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2014. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13179 | |
Resumen en Portugués | Letras da Música Popular Brasileira \2013 MPB \2013, no contexto melodioso e emocional em que se apresentam, podem ser uma alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento científico, uma vez que abordam temáticas com grande potencial de problematização e que estão presentes de forma importante na vida do aluno. Partimos do pressuposto de que a música pode se constituir em uma alternativa para a crescente fragmentação disciplinar que vivenciamos atualmente. Diante de todas as inovações metodológicas que vêm ocorrendo no mundo do conhecimento e da educação, a música ainda é pouco valorizada pela escola. Ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendem a inserção da música na escola, a mesma continua longe de ser uma presença efetiva nas práticas educativas formais, notadamente as desenvolvidas na disciplina Ciências. Testamos a hipótese de que é possível trabalhar com a MPB em sala de aula, para contextualizar temas diversos, de forma lúdica e prazerosa. Investigamos os possíveis usos da MPB por professores de Ciências do Ensino Fundamental em escolas de Belo Horizonte. Verificamos se os docentes utilizam a música como estratégia para o ensino de ciências; analisamos a presença de letras de músicas em seis coleções de livros didáticos de ciências; desenvolvemos, implementamos e avaliamos oficinas de música no ensino de ciências em 5 escolas de educação básica, para as séries finais do ensino fundamental; elaboramos 6 fascículos educativos da série \201CCom Ciência e Arte na Escola\201D, intitulados \201CDescobrindo ciências em letras de músicas\201D. Por fim, através do desenvolvimento desse trabalho, esperamos ter contribuído para valorizar, respeitar e utilizar ainda mais elementos da nossa cultura brasileira | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título | O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências | pt_BR |
Tipo del documento | Thesis | |
Fecha de la defesa | 2014-03-25 | |
Departamiento | Instituto Oswaldo Cruz | |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Resumen en Inglés | Letters of Brazilian Popular Music – MPB – , in the melodious and emotional context in wich they appear, can be an alternative to strengthen the dialogue between students, teachers and scientific knowledge, as they address issues with great potential for questioning and they are present so important in the life of the student. We assumed that music can constitute itself as an alternative to the increasing disciplinary fragmentation we experience today. Considering all the technological innovations that are happening in the world of knowledge and education, the music is still undervalued by the school. Although the National Curriculum recommending the inclusion of music in the school, it is still far from being an effective presence in the formal educational practices, notably those developed in the Sciences discipline. We tested the hypothesis that it is possible to work with MPB in the classroom, to contextualize various topics in a playful and pleasurable way. We investigated the possible uses of the MPB by science teachers of elementary school in Belo Horizonte. We checked if the teachers use music as a strategy for teaching science; we analyzed the presence of lyrics in six collections of science textbooks; we developed, implemented and evaluated music workshops in science education in five elementary schools; we developed 6 educational issues in the series “On Science and Art at school” titled “Discovering sciences at lyrics songs”. Finally, through the development of this work, we hope to have contributed to value, respect and use more elements of our Brazilian culture. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Miembros de la junta | Spiegel, Carolina Nascimento | |
Miembros de la junta | Bezerra, Antonia Pereira | |
Miembros de la junta | La Rocque, Lucia Rodriguez de | |
Miembros de la junta | Moreira, Ildeu de Castro | |
Miembros de la junta | Mortimer, Eduardo Fleury | |
DeCS | Ciência | pt_BR |
DeCS | Música | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Educação Básica | pt_BR |