Browsing IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso by Subject "Ensino Fundamental e Médio"
Now showing items 1-11 of 11
-
Ambientes físicos promotores de saúde e ensino-aprendizagem
| Date Issued: 2014O tema central do trabalho é a leitura da organização física de espaços escolares e do simbolismo sugerido por objetos que configuram esses espaços, assim como a influência que os mesmos exercem na promoção do ensino-aprendizagem ... -
Análise do conteúdo do livro didático de ciências no ensino fundamental II: sistema reprodutor
| Date Issued: 2017O livro didático é um dos recursos mais utilizados em sala de aula por alunos e professores. Sendo assim, ele deve atender aos objetivos de cada disciplina e abordar o conteúdo visando a aprendizagem do aluno. A disciplina ... -
Análise do conteúdo do material de iniciação científica e pesquisa utilizados por estudantes das escolas de ensino médio inovador (ProEMI) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2016O Ensino Médio enquanto última etapa da Educação Básica, de acordo com vários estudos, é a etapa que menos recebeu atenção e prestígio. Seja historicamente ou politicamente, pouca atenção tem sido dada a esse importante ... -
Análise do conteúdo e da abordagem do tema imunologia nos livros de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
| Date Issued: 2018No contexto brasileiro, os livros didáticos (LD) exercem grande influência na concepção de conteúdos abordados, sendo muitas vezes o único recurso didático de apoio para o professor e para os alunos, tendo uma função ... -
As atividades educativas de alunos multiplicadores do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2015O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi lançado em 2003 com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde de jovens, por meio de ações no contexto da rede pública de ensino sobre ... -
Avaliação do conteúdo e da abordagem do tema Imunologia nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o possível impacto no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Imunologia nos cursos de Ensino Superior
| Date Issued: 2018A Imunologia é uma ciência interdisciplinar com impacto em quase todas as áreas do conhecimento biomédico, sendo fundamental para a formação de diferentes profissionais da área da saúde. Além da formação do docente, do ... -
Canastra humana : um jogo para complementar o ensino e a aprendizagem dos sistemas do corpo humano
| Date Issued: 2021O jogo lança sobre os seres humanos um fascínio carregado de elementos lúdicos, sendo comumente utilizado por docentes na educação básica. Além de promover a interação entre os estudantes e o docente, os jogos colaboram ... -
Moscas sinantrópicas: uma proposta de jogo lúdico para alunos do ensino fundamental II
| Date Issued: 2022O processo de educar significa gerar o desequilíbrio na mente do aluno de forma que ele busque seu reequilíbrio, para se reorganizar cognitivamente a fim de obter os conhecimentos de maneira definitiva. Todavia, esse ... -
Proposição de sequência didática sobre a formação de biofilme bacteriano e sua interferência na saúde humana
| Date Issued: 2017O biofilme é formado por um conjunto de microrganismos ligados a uma superfície plana ou sólida, unida uma as outras, revestidas por uma matriz exopolissacarídica. Ele pode ser encontrado em diferentes ambientes, como nas ... -
Restauração e atualização de coleção zoológica didática para duas propostas de aulas práticas de Ciências no sétimo ano do Ensino Fundamental II
| Date Issued: 2020As coleções zoológicas se originaram dos gabinetes de curiosidades, que tinham o objetivo de perpetuar a biodiversidade de uma época. Posteriormente, essas coleções se dividiram em coleções científicas e em coleções ... -
O uso de applets e apps no ensino de química: possibilidades e limitações
| Date Issued: 2018Um dos grandes desafios existentes do modelo escolar nos dias de hoje é ser um local de descobertas para os alunos, onde eles possam perceber esse ambiente formal como um centro que os estimulará a buscar seus próprios ...