Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23817
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE NO SISTEMA DE TUTORIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROTESES DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS
Figueira, Sandro Tiago da Silva | Date Issued:
2017
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os estudos sobre a formação docente, nas últimas décadas, têm se intensificado, buscando, sobretudo, a qualidade das dinâmicas formativas e questionando as formações meramente técnicas, que não contemplam as concepções, representações, saberes e práticas dos professores. Tal intensificação não é notada quando referida aos professores iniciantes e ao ensino de Ciências. Deste modo, consciente de que precisamos tomar a configuração escolar com seus modelos de formação e de ensino como objeto de intensos debates, debruçamo-nos na análise de um processo formativo denominado Sistema Tutoria, no período de 2013 a 2015, com o intuito de compreender as dinâmicas formativas oferecidas aos professores iniciantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro focalizando as estratégias metodológicas para o ensino de Ciências. Os principais autores que referenciaram este trabalho foram André, Garcia, Krasilchik, Maturana e Varela e Zeichner. Nossos objetivos englobaram a identificação da concepção de ensino-aprendizagem que sustentou o Sistema de Tutoria, as estratégias didáticas para o ensino de Ciências e a percepção dos tutores quanto ao processo de aprendizagem da docência tendo em vista a construção de teses docentes sobre aprendizagens no contexto de tutoria. Inscrevemo-nos na perspectiva qualitativa tendo o processo de amostragem baseado no conceito de rede de informantes como traçado para obtenção dos dados empíricos Os resultados revelam que o tensionamento das teses docentes na dinâmica da formação de professores poderá favorecer um clima emocional para interação onde a manifestação das crenças e concepções tornar-se-á a base para refletir, desalojar e provocar formas outras de atuação. Um movimento no próprio movimento de formação marcado pela conversação promotora de devires. A partir das experiências vividas no Sistema de Tutoria, os tutores clarificaram possibilidades teóricas e metodológicas, sinalizando teses sobre dinamicidade pedagógica, implicação dialógica e integrada no ensino de Ciências e dimensão polissêmica da tutoria. Relacionando nossos achados, concluímos que nas múltiplas práticas pedagógicas produzidas cotidianamente, há reinvenções criativas que desenvolvem o viver a docência e nos sinalizam pistas de como melhorar nossas experiências e potencializar os processos de formação e das inteligibilidades educativas
Abstract
Studies on teacher education in recent decades have intensified, seeking, above all, the quality of the training dynamics, questioning the technical purposes that do not include concepts, representations, knowledge and practices of teachers. Such intensification is not noticeable when referred to beginning teachers and Science teaching. Thus, aware that we need to take school setting with its models of education and training as an object of intense discussions, we analyzed a formative process called Mentoring System, during the period from 2013 to 2015, in order to understand the training dynamics offered to teachers of the municipal teaching, focusing methodological strategies for Science teaching. The main authors frames od references for this research are André, Garcia, Krasilchik, Maturana e Varela e Zeichner. Our goals were to identify the design of teaching and learning that underpinned the Mentoring System, strategies for teaching science and the perception of tutors regarding the teaching learning process with a view to the construction of teaching about apprenticeships in theses mentoring context. We subscribe the qualitative perspective with the sampling process based on the concept of network of informants as traced to obtaining empirical data The results reveal that the tensioning of the teachers\2018 theses in the dynamics of teacher education can promote emotional climate for interaction where the manifestation of the beliefs and conceptions will become the basis for reflection, dislodge and cause other forms of action. A movement in its own training movement marked by conversation that promote progress. From the experiences in the Mentoring System, tutors clarified theoretical and methodological possibilities, signaling theses on pedagogic, dialogical and dynamic implication in Science education and integrated polysemic dimension of mentoring. Relating our findings, we conclude that in the multiple pedagogical practices produced daily, there are creative reinventions that develop the living teaching and signal to leads on how to improve our experiences and enhance the processes of formation and the educational understandings
Share