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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23823
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ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO
Silva, Margarete Bernardo Tavares da | Date Issued:
2017
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As mudanças curriculares propostas pelo Ministério da Educação para os cursos da área de saúde impulsionaram as faculdades de Enfermagem a um processo de revisão e reformulação de seus programas. Unidades públicas e privadas, cada qual em sua lógica, incluíram disciplinas de reflexão sobre a prática profissional, humanização, atenção integral e promoção da saúde, assumindo ações eminentemente extensionistas. Historicamente, a extensão universitária surgiu no intuito de aproximar a universidade da sociedade e, nos anos 1980, consolidou-se como espaço de aprendizagem reconhecido pela academia, onde se busca a construção de uma concepção indissociável entre extensão, ensino e pesquisa. Dessa forma, esta tese busca encontrar respostas para a seguinte questão central: de que modo a inserção do acadêmico de Enfermagem nos programas de pesquisa e extensão universitária desde os primeiros períodos, influencia na sua prática profissional, como agente de uma equipe de Saúde, para a transformação social? Pretendeu-se investigar como o atual processo de formação em duas Instituições de Ensino Superior tem contribuído para a formação do Enfermeiro na perspectiva da transformação social. A metodologia qualitativa com foco na pesquisa social utilizada teve como procedimento metodológico duas técnicas de investigação social: pesquisa documental e entrevistas, cujos resultados foram analisados seguindo os pressupostos da análise por tematização. A análise da organização disciplinar dos currículos evidenciou a transversalidade de um eixo de cuidado à saúde em todas as dimensões do indivíduo e da sociedade onde ele está inserido Para além da visão ampliada de saúde e a atuação com a visão de transformação social, os egressos apresentaram uma base sólida de políticas públicas de saúde que proporcionou a estes o entendimento da Organização do Sistema Único de Saúde (SUS), favorecendo o compromisso com a defesa de um sistema coerente com a proposta da integralidade de atenção, englobando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. A participação em atividades práticas desde o princípio da graduação proporciona aos alunos experimentarem diferentes sentimentos ao desenvolverem as ações extensionistas. Na troca entre professores e alunos os pensamentos, os sentimentos e as ações combinadas constroem experiências significativas. Tudo o que é apreendido nesses momentos assume um significado para o aluno e contribui para um exercício profissional com autonomia na perspectiva de transformação social. Com base nos achados e nas reflexões desenvolvidas ao longo dessa investigação, é possível apontar que a participação do acadêmico de Enfermagem nos programas de pesquisa e extensão universitária é uma das possibilidades para desenvolver competências e habilidades que permitam ao Enfermeiro pensar, analisar, decidir as melhores estratégias de ação, colocá-las em prática e avaliar todo o processo não apenas com o olhar profissional, mas também com a perspectiva cidadã de suas ações
Abstract
The curriculum changes proposed by the Ministry of Education for the health undergraduate courses have stimulated Nursing colleges to a process of revision and reformulation of their programs. Public and private institutions, each one by its own logic, have included subjects about the professional practice, humanization, full time care and health promotion, taking extension actions. Historically, university extension was created in order to bring the university closer to society and, in the 1980s it was consolidated as a place of learning recognized by the academy, trying to build an inseparable conception among extension, teaching and research. Therefore, this doctoral dissertation aims to find responses to the following question: how university research and extension programs can influence Nursing students, since the first college term, in their professional practice, as an agent of a Health team, for social transformation? It was intended to investigate in two Higher Education Institutions how this process has contributed to the formation of the Nurse in the perspective of social transformation. The chosen qualitative methodology was based on two social research techniques: theoretical approach and interviews. The results were analyzed following the assumptions of the thematic procedure. The analysis of the curriculum\2019s subject organization has evidenced the transversality of a health care axis considering all individual and collective dimensions. Beyond the expanded vision of health and actions based on a social transformation, college students have presented a solid theoretical basis about the public health policies provided inside the Unified Health System (SUS), favoring the commitment to the defense of a system according to the proposal of full time health care attention, encouraging promotion, protection and health recovery actions The students\2019 participation in practical activities, since the beginning of the undergraduate course, allows them to experience different feelings during extension activities. In this exchange among teachers and students, thoughts, feelings and actions build meaningful experiences. Everything that is learned in these moments is meaningful and contributes to a professional exercise with autonomy in the perspective of social transformation. Based on results and reflections developed over these practices, it\2019s possible to infer that the nursing students\2019 participation in university research and extension programs is one of the possibilities of developing skills of thinking, analyzing and deciding the best strategies of action in order to put them into practice and evaluate the whole process, not only by the professional view, but also though citizen actions
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