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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26323
HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA "LIXO ELETRÔNICO"
Estevão, Ana Paula Sodré da Silva | Date Issued:
2017
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O ensino de Química tem como proposta a articulação entre a informação química e o contexto social, para que o cidadão possa participar ativamente da sociedade em que vive e, consequentemente exercer a sua cidadania. No entanto, diversos autores têm discutido, ao longo dos anos, que o panorama geral do ensino de Química, na educação básica, tem revelado uma prática de sala de aula baseada no método puramente expositivo e na transmissão de conhecimento. Neste contexto, algumas estratégias e metodologias têm sido recomendadas com o objetivo de auxiliar na construção do conhecimento e na formação para cidadania, tais como a abordagem de temas sociais. A presente pesquisa propõe o tratamento do tema lixo eletrônico em um viés problematizador no ensino de Química, bem como a elaboração de uma história em quadrinhos (HQ) sobre a temática abordada Para tanto, empregando-se uma abordagem de cunho qualitativo investigou-se, inicialmente, a concepção de docentes e licenciandos em Química do IFRJ-CDUC sobre o tema lixo eletrônico, com a utilização de questionários com perguntas abertas e fechadas; desenvolveu-se uma oficina sobre HQs e lixo eletrônico; elaborou-se uma HQ, de forma coletiva, sobre o lixo eletrônico, voltada para o ensino de Química no Ensino Médio e, finalmente, a HQ elaborada foi avaliada por docentes do IFRJ-CDUC por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o tema lixo eletrônico precisa ser mais difundido na população, no que se refere a produção, gestão, reciclagem e legislações regulatórias, como também os seus efeitos sobre o ambiente. A HQ elaborada permite que sejam abordadas questões sociais, ambientais e específicas da área de Química de forma contextualizada, onde os conteúdos desta área do conhecimento são apresentados imersos em um contexto social. Com as estratégias utilizadas foi possível abordar a utilização de HQs com professores de Química na formação inicial e em serviço. Os docentes mencionaram dificuldades de se trabalhar com HQs na sala de aula. Entretanto, avaliaram a HQ de forma positiva e consideraram que a mesma pode proporcionar resultados satisfatórios no ensino de Química.
Abstract
The teaching of chemistry has as its proposal the articulation between chemical information and the social context, so that the citizen can participate actively in the society in which he lives and, consequently, exercise his citizenship. However, several authors have argued over the years that the general picture of Chemistry teaching in basic education has revealed a classroom practice based on the purely expository method and the transmission of knowledge. In this context, some strategies and methodologies have been recommended with the aim of assisting in the construction of knowledge and in training for citizenship, such as the approach to social themes. The present research proposes the treatment of the e-waste theme in a problematizing bias in the teaching of Chemistry, as well as the elaboration of a comic book (CB) on the subject To do so, using a qualitative approach, we initially investigated the design of professors and graduates in Chemistry of the IFRJ-CDUC on the topic of e-waste, with the use of questionnaires with open and closed questions; a workshop on CB and e-waste was developed; a collective HQ was elaborated on electronic waste, aimed at the teaching of Chemistry in High School and, finally, the elaborated HQ was evaluated by professors of the IFRJ-CDUC through a semi-structured interview. The results showed that the topic of e-waste needs to be more widespread in the population, in terms of production, management, recycling and regulatory legislation, as well as its effects on the environment. The elaborated HQ allows to approach social, environmental and specific issues of the Chemistry area in a contextualized way, where the contents of this area of knowledge are presented immersed in a social context. With the strategies used it was possible to approach the use of comics with chemistry teachers in initial and in service training. Teachers mentioned difficulties in working with comics in the classroom. However, they evaluated the CB in a positive way and considered that it could provide satisfactory results in the teaching of Chemistry.
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