Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27450
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE E ABORDAGEM TEMÁTICA FREIRIANA: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICO-TRANSFORMADORA NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE
Freitas, Renata Gomes de Abreu | Date Issued:
2018
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Ambiental tem avançado ao longo da sua trajetória, tanto no que se refere à sua inserção no contexto escolar, quanto em termos de pesquisas. Contudo, a inserção no ensino básico ainda é bastante frágil. Isso decorre da incipiente problematização teórico-prática dessa dimensão, o que reflete ações pedagógicas que não levam em consideração a complexidade dos problemas ambientais. Este estudo objetivou analisar as contribuições das representações sociais de meio ambiente e da metodologia de investigação e redução temática na inserção da dimensão ambiental crítico-transformadora no ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no formato de pesquisa-ação tendo como sujeitos participantes professores, estudantes e familiares. Na primeira fase realizou-se a identificação do marco da Educação Ambiental no IFAC e análise das representações de meio ambiente dos estudantes. Na segunda fase, o estudo envolveu a investigação de temas geradores, via dinâmica de abordagem temática Freiriana, e na terceira e última fase foi realizada a intervenção a partir da execução de um Plano de Conteúdos de abordagem socioambiental Como resultados, a Educação Ambiental praticada no IFAC limita-se a componentes curriculares de cursos que integram, principalmente, os eixos tecnológicos Recursos Naturais e Saúde e Segurança no Trabalho. Docentes responsáveis por ministrá-los, demostraram fragilidades que vai desde o pouco conhecimento sobre os princípios que norteiam a Educação Ambiental nacional quanto a ausência de abordagens teórico-metodológicas na sua implementação. Os estudantes representam o meio ambiente, principalmente, de uma perspectiva naturalista, indicando representações, predominantemente, limitadas sobre o tema. Por meio da dinâmica de abordagem temática Freiriana foi possível a identificação de situações-problemas presentes no contexto dos educandos, os quais, mediante atividades de problematização foram validadas como temas geradores. Estes, por sua vez, conduziram à estruturação de uma Rede Temática a qual norteou a organização de um programa de conteúdos que, partindo do sistema socioeconômico vigente e do modelo de colonização/ocupação da Amazônia Sul-Ocidental, revelou as origens da desigualdade social, conflitos urbanos e a degradação ambiental, o que possibilitou aos educandos refletir de maneira integrada sobre a complexidade dos problemas presentes em seus contextos sociais.
Abstract
Environmental Education has advanced along its trajectory, both in terms of insertion in a school context and in terms of research. However, insertion in basic education is still very fragile, due to the incipient theoretical-practical problematization of this dimension, which reflects pedagogical actions that do not take into account the complexity of environmental problems. This study aimed to analyze the contributions of the social representations of the environment and research and thematic reduction methodology in the insertion of the critical-transforming environmental dimension in a technical secondary education level, at the Acre Federal Institute of Education, Science and Technology (IFAC). This is a qualitative research, developed in the form of an action research comprising teacher, student and family member participants. In the first phase, the Environmental Education framework at IFAC was identified and the students' environmental representations were analyzed. In the second phase, the study involved the investigation of generative themes, via the Freirian thematic approach, while in the third and last phase the intervention was carried out from the execution of a Content Plan in a socio-environmental approach Results indicate that the Environmental Education practiced at IFAC is limited to curricular components of courses that mainly integrate the technological axes of Natural Resources and Work Health and Safety. Teachers responsible for teaching these axes demonstrated weaknesses, ranging from a lack of knowledge on the principles guiding the National Environmental Education to a lack of theoretical-methodological approaches in their implementation. Students represent the environment mainly from a naturalistic perspective, indicating predominantly limited representations on the subject. Through the dynamics of a Freirian thematic approach situations-problems present in student contexts were identified, which, were validated as generating themes through problem-making activities. These, in turn, led to the structuring of a Thematic Network that guided the organization of a content program that, from the current socioeconomic system and the settlement/occupation model of the South-Western Amazon, revealed the origins of social inequality, urban conflicts and environmental degradation, enabling students to reflect in an integrated manner on the complexity of the problems present in their social contexts.
Share