Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29287
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
"O DESPERTAR DE UMA PAIXÃO": O USO DE UM FILME PODE CONTRIBUIR NO ENSINO DA CÓLERA E DA TEORIA DA EVOLUÇÃO?
Evolução Biológica
Ensino Fundamental e Médio
Filmes Cinematográficos
Filme como estratégia de ensino
Ensino de cólera
Ensino de evolução
Frey, Daniela | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desta pesquisa foi estimular o aluno a pensar em doenças infectocontagiosas, particularmente, cólera, a partir da apresentação do filme "O despertar de uma paixão", que retrata uma epidemia de cólera em Mei-tan-fu, fictícia e remota aldeia do interior da China, nos anos 1920. No filme, a solução que o protagonista, o bacteriologista Walter Fane, propõe permite uma correlação com os trabalhos de John Snow, na Londres do século XIX e com elementos da teoria da evolução biológica, fomentando a articulação do ensino de doenças infectocontagiosas e o ensino de evolução. A cólera, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é ainda um grave problema de saúde pública em vários países. A metodologia planejada para o desenvolvimento desta pesquisa envolve uma abordagem qualitativa, de intervenção, com estudo de caso com alunos do ensino médio, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), instituição federal, vinculada ao Ministério da Educação, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e da qual a autora deste projeto é funcionária concursada (Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico). Primeiramente, os alunos responderam a um questionário para se identificar suas concepções prévias sobre cólera e teoria da evolução. Depois da exibição do filme, a professora-pesquisadora promoveu um debate e discussões, além de um estudo sobre conceitos de epidemiologia e de evolução. Por fim, foi aplicado outro questionário para tentar reconhecer eventuais mudanças nas respostas. Os resultados indicam que os estudantes em questão modificaram suas concepções sobre cólera e sobre teoria da evolução, e estabeleceram correlações entre elas.
Abstract
The aim of this research was to stimulate students to think of infectious diseases, particularly cholera, from the presentation of the film "The Painted Veil", which portrays an epidemic of cholera in Mei-tan-fu, fictitious and remote village in the hinterland of China, in the 1920s. In the film, the solution that the protagonist, the bacteriologist Walter Fane, proposes allows a correlation with the work of John Snow in 19th century London and with elements of the theory of biological evolution, fostering the articulation of teaching infectious diseases and the teaching of evolution. Cholera, according to the World Health Organization (WHO), is still a serious public health problem in several countries. The methodology planned for the development of this research involves a qualitative intervention approach, with a case study with high school students, at the Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), a federal institution, linked to the Ministry of Education, in the city of Petrópolis, in Rio de Janeiro, and the author of this project is a certified employee (Basic, Technical and Technological Teaching). Firstly, the students answered a questionnaire to identify their previous conceptions about cholera and theory of evolution. Afterwards, the film was shown, the teacherresearcher promoted a debate and discussions, as well as a study on concepts of epidemiology and evolution. Finally, another questionnaire was applied in order to try to recognize possible changes in the responses. The results indicate that the students in this context modified their conceptions about cholera and the theory of evolution, and established correlations between them.
Keywords in Portuguese
CóleraEvolução Biológica
Ensino Fundamental e Médio
Filmes Cinematográficos
Filme como estratégia de ensino
Ensino de cólera
Ensino de evolução
Share