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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43257
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA: DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOCENTE COM ENFOQUE NA TECNOLOGIA ASSISTIVA
Pessoas com Deficiência
Equipamentos de Autoajuda
Inclusão Escolar
Docentes
Oliveira, Aimi Tanikawa de | Data do documento:
2020
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Deficiência Físico-Motora (DFM) é uma disfunção física e/ou motora, a qual decorre de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas que podem afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade, à coordenação motora ou à fala. A Tecnologia Assistiva (TA) é um conjunto de dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência e reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A aquisição do conhecimento de TA prevê a constituição de um cenário escolar permeado pela inclusão, através da produção dos recursos acessíveis ao Ensino de Ciências que possibilite vez e voz ao alunado com DFM. O estudo tem por objetivo discutir a formação docente de profissionais da Educação Especial com proposta de atividades em forma de oficina com enfoque na TA para discussão e aplicação no ensino de Ciências com o estudante DFM. A pesquisa, com abordagem qualitativa, se realizou no âmbito da educação inclusiva e ocorreu no Brasil e em Portugal. No Brasil, foi desenvolvida na Fundação Municipal de Educação - Município de Niterói e contou com a participação de 13 estudantes com DFM e 14 professores de Apoio e de Sala de Recursos Multifuncionais. Em Portugal, a pesquisa foi realizada na cidade do Porto em dois Agrupamentos de Escolas e envolveu a participação de 3 estudantes com DFM, 7 professores de Educação Especial e 2 regentes de Ciências A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, fotos, filmagens, observação e relato dos professores sobre o trabalho desenvolvido no ensino de Ciências com o alunado DFM. O estudo teve a pretensão de conhecer e analisar o trabalho realizado nesses contextos e posteriormente, atuar positivamente na elaboração da formação profissional com foco em oficina de TA. Resultados de Portugal apontam que alguns professores ensinam Ciências de forma interdisciplinar com utilização da TA. Outro grupo de professores ensina Ciências interdisciplinarmente, porém sem o uso da TA. O terceiro grupo não ensina Ciências como também não faz uso da TA. O quarto grupo desenvolve conteúdos científicos, porém não usa a TA. Resultados do Brasil apontam que alguns profissionais da Educação utilizam a TA para acessibilizar o ensino de Ciências para os discentes, porém outro grupo de professores não faz uso da TA para ensinar conteúdos científicos. Também encontramos o grupo de docentes que não faz uso da TA e desenvolve poucos conteúdos relacionados ao ensino de Ciências. O último grupo não faz uso de TA e não trabalha conteúdos científicos. Após tais resultados, a formação foi realizada e, pôde-se perceber que os profissionais da educação se sentiram, de fato, com autonomia para solucionar as questões dos alunos com deficiência e buscar as soluções na TA para acessibilizar o ensino de Ciências, demonstrando compreenderem a importância desse conhecimento específico no contexto da inclusão.
Resumo em Inglês
Physical-Motor Disability (PMD) is a physical and/or motor dysfunction, which results from neurological, neuromuscular, orthopedic injuries that may affect the individual with regard to mobility, motor coordination or speech. Assistive Technology (AT) is a set of devices, techniques and processes that can provide care and rehabilitation and improve the quality of life of people with disabilities. The acquisition of knowledge of AT foresees the constitution of a school scenario permeated by inclusion, through the production of resources accessible to Science Teaching that will allow students and students with PMD a voice and turn. The objective of this study is to discuss the teacher education of Special Education professionals with the proposal of workshop-based activities focused on AT for discussion and application in science teaching with the PMD student. The research, with qualitative approach, took place in the scope of inclusive education and took place in Brazil and Portugal. In Brazil, it was developed at the Fundação Municipal de Educação - Niterói Municipality and was attended by 13 students with PMD and 14 teachers of Support and Multifunctional Resource Room. In Portugal, the research was conducted in the city of Porto in two School Groupings and involved the participation of 3 students with PMD, 7 teachers of Special Education and 2 Regents of Sciences Data collection was performed through semi-structured interviews, photos, filming, observation and report of teachers about the work developed in science teaching with the student PMD. The study was intended to know and analyze the work done in these contexts and subsequently act positively in the preparation of vocational training focusing on AT workshop. Results from Portugal indicate that some teachers teach science in an interdisciplinary way using AT. Another group of teachers teach interdisciplinary science, but without the use of AT. The third group does not teach science nor does it use AT. The fourth group develops scientific content, but does not use AT. Results from Brazil indicate that some education professionals use AT to make science teaching accessible to students, but another group of teachers does not use AT to teach scientific content. We also find the group of teachers who do not use AT and develop few contents related to science teaching. The last group does not use AT and does not work on scientific content. After these results, the training was carried out and it was possible to notice that the education professionals felt, in fact, with autonomy to solve the questions of the students with disabilities and to seek the solutions in the AT to make the science teaching accessible, demonstrating to understand the importance of this specific knowledge in the context of inclusion.
Palavras-chave
Ensino de CiênciasPessoas com Deficiência
Equipamentos de Autoajuda
Inclusão Escolar
Docentes
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