Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62330
A COMPETÊNCIA PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS SEGUNDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Competence to fight the coronavirus according to the Supreme Federal Court
Jurisprudence and health law: competence to fight the coronavirus according to the Supreme Federal Court
Competencia para luchar contra el coronavirus según la Corte Federal Suprema
Jurisprudencia y legislación sanitária: competencia para luchar contra el coronavirus según la Corte Federal Suprema
Alternative title
Jurisprudência e legislação sanitária comentadas: a competência para enfrentamento do coronavírus segundo o Supremo Tribunal FederalCompetence to fight the coronavirus according to the Supreme Federal Court
Jurisprudence and health law: competence to fight the coronavirus according to the Supreme Federal Court
Competencia para luchar contra el coronavirus según la Corte Federal Suprema
Jurisprudencia y legislación sanitária: competencia para luchar contra el coronavirus según la Corte Federal Suprema
Affilliation
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Tribunal Regional da Terceira Região, São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: o surgimento da pandemia mundial do coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde, levantou questões relacionadas à atuação dos Estados, Distrito Federal e Municípios para seu enfrentamento. Objetivo: analisar o exercício da competência legislativa concorrente e o veículo normativo pertinente a esse exercício. Metodologia: o estudo partiu do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.341/DF pelo Supremo Tribunal Federal, confrontando os votos do Relator e do Redator para o acórdão e, em seguida, passando em revista aspectos doutrinários relacionados à competência. Resultados: os votos dos Ministros Relator e Redator para o acórdão divergem na abrangência, visto que o primeiro consagra o aspecto formal da competência e o segundo prioriza o aspecto material de proteção dos direitos fundamentais. Discussão: a União detém primazia na edição de leis em matéria de saúde pública, embora os demais possam legislar concorrentemente no silêncio ou na atuação deficiente. A conduta legislativa poderá ocorrer por meio de lei ou decreto. Conclusão: a matéria de saúde pública, no campo legislativo, está prevista como competência privativa da União e também concorrente dos demais entes. Prevalecerão as disposições legislativas da União, salvo na hipótese de silêncio ou proteção deficiente, que atrairá a atuação plena dos entes subnacionais, em primazia da proteção dos direitos fundamentais. No exercício da competência legislativa concorrente, os entes deverão observar a exigência de lei prévia para estabelecer restrições aos jurisdicionados. Existindo, a regulamentação poderá ocorrer por meio de decreto.
Abstract
Introduction: the emergence of the worldwide coronavirus pandemic declared by the World
Health Organization raised questions related to the actions of States, the Federal District and
Municipalities to face it. Objective: to analyze the exercise of competing legislative competence and the normative vehicle pertinent to that exercise. Methods: the study started
from the judgment of the Direct Action of Unconstitutionality (ADI, in Portuguese) No.
6,341/DF by the Supreme Federal Court, comparing the votes of the Rapporteur and of the
Editor for the judgment, and then reviewed doctrinal aspects related to jurisdiction. Results:
the votes of the Rapporteur and Drafting Ministers for the judgment differ in scope, since the
first consecrates the formal aspect of jurisdiction and the second prioritizes the material
aspect of protection of fundamental rights. Discussion: the Federal Government has priority
in issuing public health laws, although the others can legislate concurrently in silence or in
poor performance. Legislative conduct may occur by law or decree. Conclusion: public
health matters, in the legislative field, are foreseen as a private competence of the Union and
also competing with other entities. The Union's legislative provisions will prevail, except in the
event of silence or deficient protection, which will attract the full performance of subnational
entities, in the primacy of the protection of fundamental rights. In the exercise of competing
legislative competence, the entities must comply with the requirement of a prior law to
establish restrictions on the jurisdiction. Existing, regulation may occur by decree.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Introducción: el surgimiento de la pandemia mundial de coronavirus declarada por la
Organización Mundial de la Salud planteó interrogantes relacionados con las acciones de
los Estados, el Distrito Federal y los Municipios para enfrentarla. Objetivo: analizar el
ejercicio de competencia legislativa en competencia y el vehículo normativo pertinente a ese
ejercicio. Métodos: el estudio partiu de la sentencia de Acción Directa de
Inconstitucionalidad (ADI) No. 6.341/DF de la Suprema Corte Federal, comparando los votos
del Relator y del Editor de la sentencia, y luego revisando los aspectos doctrinales
relacionados con la jurisdicción. Resultados: los votos de la Relatoría y de los Ministros de
Redacción de la sentencia difieren en alcance, ya que el primero consagra el aspecto formal
de la jurisdicción y el segundo prioriza el aspecto material de protección de los derechos
fundamentales. Discusión: el Gobierno Federal tiene prioridad en la emisión de leyes de
salud pública, aunque los demás pueden legislar simultáneamente en silencio o en mal
desempeño. La conducta legislativa puede ocurrir por ley o decreto. Conclusión: los asuntos
de salud pública, en el ámbito legislativo, están previstos como competencia privada de la
Unión y también compiten con otras entidades. Las disposiciones legislativas de la Unión
prevalecerán, salvo en caso de silencio o protección deficiente, que atraerá el pleno
desempeño de las entidades subnacionales, en la primacía de la protección de los derechos
fundamentales. En el ejercicio de la competencia legislativa concurrente, las entidades
deben cumplir con el requisito de una ley anterior para establecer restricciones a la
jurisdicción. La regulación existente puede ocurrir por decreto.
Share