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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65646
PROTAGONISMO JUVENIL E ENRIQUECIMENTO PSICOPEDAGÓGICO REMOTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALTAS HABILIDADES COM VOCAÇÃO CIENTÍFICA
Salgado, Aline Rinco Dutra | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese aborda os desafios enfrentados na formação científica e na identificação de futuros cientistas na Educação Básica. A pesquisa propôs a divulgação científica de forma lúdica, utilizando linguagem tecnológica, como uma maneira de reconhecer precocemente os estudantes que demonstram interesse pelo conhecimento científico. Estudantes com altas habilidades ou superdotação na área científica geralmente manifestam interesse precoce em Ciências, surgindo evidências comportamentais de vocação científica. Esses estudantes podem ser encaminhados para atendimento psicopedagógico remoto, com ênfase no ensino de Ciências por meio de recursos tecnológicos. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver protagonismo juvenil em estudantes com altas habilidades ou superdotação por intermédio de enriquecimento psicopedagógico remoto como contribuição de divulgação e identificação de vocação científica. Os objetivos específicos incluíram revisar terminologias e conceitos relacionados a altas habilidades ou superdotação em documentos oficiais do Ministério da Educação; identificar as contribuições do CNPq na Iniciação Científica Junior; analisar o desempenho do aprendizado, a criatividade e o compromisso com as atividades pedagógicas para o ensino de Ciências desenvolvidas no atendimento psicopedagógico remoto por estudantes com altas habilidades ou superdotação; promover o protagonismo juvenil em estudantes com altas habilidades ou superdotação e vocação científica durante a elaboração de produtos didático-pedagógicos (almanaque interativo e jogo online) e relacionar características de vocação científica em estudantes com altas habilidades ou superdotação a partir do protagonismo juvenil evidenciado em atividades de enriquecimento A metodologia utilizada foi qualitativa, exploratória e participante, para a criação e aplicação de atividades pedagógicas, biográficas e de divulgação científica no formato de ensino remoto. Os sujeitos da pesquisa foram quatro estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação que participam do atendimento psicopedagógico remoto conduzido pela pesquisadora, que também atua como Psicopedagoga. Este estudo contribuiu para reflexões sobre a importância de estratégias de ensino voltadas para o potencial de estudantes com altas habilidades ou superdotação, tanto na sala de aula regular quanto no contexto do atendimento especializado. As discussões empreendidas nessa tese podem contribuir para o processo construtivo de uma educação inclusiva que efetivamente garanta, na prática, o respeito por todos os estudantes, suas particularidades e necessidades e, dessa forma, colaborar para a formação e o fortalecimento de profissionais comprometidos com o avanço científico e tecnológico em nosso país
Abstract
This thesis addresses the challenges faced in scientific training and in identifying future scientists in Basic Education. The research proposed scientific dissemination in a playful way, using technological language, as a way of early recognition of students who show interest in scientific knowledge. Students with high abilities or giftedness in the scientific area generally manifest an early interest in science, with behavioral evidence of a scientific vocation appearing. These students can be referred to remote psychopedagogical care, with an emphasis on teaching Science through technological resources. The general objective of the research was to develop youth protagonism in students with high abilities or giftedness through remote psychopedagogical enrichment as a contribution to the dissemination and identification of a scientific vocation. Specific objectives included reviewing terminologies and concepts related to high abilities or giftedness in official Ministry of Education documents; identify CNPq's contributions to Junior Scientific Initiation; to analyze learning performance, creativity and commitment to pedagogical activities for teaching Science developed in remote psychopedagogical care by students with high abilities or giftedness; promote youth protagonism in students with high abilities or giftedness and scientific vocation during the elaboration of didactic-pedagogical products (interactive almanac and online game) and relate characteristics of scientific vocation in students with high abilities or giftedness from the youth protagonism evidenced in activities of enrichment. The methodology used was qualitative, exploratory and participatory, for the creation and application of pedagogical, biographical and scientific dissemination activities in the remote teaching format The research subjects were four students identified with high skills or giftedness who participate in the remote psychopedagogical service conducted by the researcher, who also works as a Psychopedagogue. This study contributed to reflections on the importance of teaching strategies aimed at the potential of students with high abilities or giftedness, both in the regular classroom and in the context of specialized care. The discussions undertaken in this thesis can contribute to the constructive process of an inclusive education that effectively guarantees, in practice, respect for all students, their particularities and needs and, in this way, collaborate for the formation and strengthening of professionals committed to the scientific and technological advancement in our country
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