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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68333
ENSINO PARA A REDUÇÃO DE DANOS DAS PRÁTICAS ALIMENTARES EXCESSIVAS POR MEIO DE PROPAGANDAS AUDIOVISUAIS
Indústria Cultural
Práticas Alimentares Excessivas
Propagandas Audiovisuais
Redução de Danos
Cultural Industry
Excessive Eating Practices
Audiovisual Advertisements
Harm Reduction
Hábitos Alimentares
Propaganda
Recursos Audiovisuais
Redução do Dano
Parada, João Paulo Cunha | Date Issued:
2023
Alternative title
Teaching for harm reduction from excessive eating practices through audiovisual advertisementsAuthor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A alimentação humana é um fenômeno multifatorial, envolvendo também questões socioculturais. Ao longo do tempo, modificações ocorreram no ato de comer e se alimentar das sociedades, principalmente com o desenvolvimento da indústria alimentícia e de todo o canal midiático que estimula e reforça o consumo de alimentos processados. A partir desse contexto, a pesquisa dessa dissertação teve como objetivo analisar como o uso de propagandas audiovisuais pode sensibilizar estudantes da Nova Educação de Jovens e Adultos quanto à Redução de Danos do consumo excessivo da alimentação. Sistematizada em um estudo de caso e de natureza qualitativa, foi elaborada e aplicada uma atividade desenvolvida em quatro encontros para a análise e desenvolvimento de propagandas de alimentos processados. Os resultados foram coletados por meio de respostas dos questionários, registro de observação e análise dos vídeos propagandas dos participantes. Parte dos dados coletados pelos questionários foram tratados e analisados pela análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa teve ao todo a participação de 19 alunos, com a faixa etária média de 22 anos. Dentre os diferentes achados da pesquisa, foi percebido que uma parcela considerável possui hábitos de consumo alimentar com menor teor de processamento e, embora não conheçam com propriedade o conceito de redução de danos, apresentam práticas inclinadas a tal caminho. No âmbito geral, os estudantes investigados reconhecem diferentes ideologias disseminadas pelas propagandas, bem como seu poder atrativo, inovador e estimulador do consumo, o que, em parte, justifica a alta filiação com as comidas fast-food. Nessa linha, as experiências discentes que brotaram da atividade evidenciaram o uso das propagandas audiovisuais sobre alimentos como uma estratégia promissora para o ensino com a finalidade de promover leituras críticas, colaborativas e emancipatórias, que não demonizam o ato de comer e se alimentar, mas que estimulem reflexões sobre as influências que a Indústria Cultural exerce nos hábitos alimentares contemporâneos e como isso implica na qualidade de vida dos sujeitos.
Abstract
Human nutrition is a multifactorial phenomenon, also involving sociocultural issues. Over time, changes have occurred in the act of eating and eating in societies, mainly with the development of the food industry and every media channel that stimulates and reinforces the consumption of processed foods. From this context, research for this dissertation had as objective analyze how the use of audiovisual advertisements can raise awareness among students of New Youth and Adult Education regarding Harm Reduction from excessive food consumption. Systematized in a case study and qualitative in nature, was prepared and applied an activity developed in four meetings for the analysis and development of processed food advertisements. The results were collected through questionnaire responses, observation record and analysis of participants' advertising videos. Part of the data collected by the questionnaires were treated and analyzed using Bardin's content analysis. The research had a total of 19 students participating, with an average age of 22 years. Among the different research findings, it was noticed that a considerable portion has food consumption habits with lower processing content and, although they don't know with property the concept of harm reduction, they have practices inclined towards this path. In general, the students investigated recognize different ideologies disseminated by advertisements, as well as its attractive power, innovative and stimulating consumption, what, in part, justifies the high affiliation with fast food. In this line, the student experiences that emerged from the activity highlighted the use of audiovisual advertisements about food as a promising strategy for teaching with the aim of promoting critical readings, collaborative and emancipatory, that do not demonize the act of eating and feeding, but that encourage reflections on the influences that the Cultural Industry exerts on contemporary eating habits and how this affects the quality of life of the subjects.
Keywords in Portuguese
Educação AlimentarIndústria Cultural
Práticas Alimentares Excessivas
Propagandas Audiovisuais
Redução de Danos
Keywords
Food EducationCultural Industry
Excessive Eating Practices
Audiovisual Advertisements
Harm Reduction
DeCS
Educação Alimentar e NutricionalHábitos Alimentares
Propaganda
Recursos Audiovisuais
Redução do Dano
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