Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8618
Title: Formação integral de trabalhadores da saúde: reflexões sobre referências teóricas e perspectivas práticas
Advisor: Ramos, Marise Nogueira
Members of the board: Ramos, Marise Nogueira
Campello, Ana Margarida
Mattos, Ruben
Authors: França, Marcos Poubel Araújo de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Abstract: A educação politécnica em saúde integra os objetivos e métodos de formação geral e técnica, tendo o trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, seu currículo integrado toma os eixos trabalho, ciência e cultura como base unitária desse projeto que servem como norte para a seleção e organização dos conteúdos escolares. Nesta pesquisa, de natureza teórica, buscamos identificar alguns fundamentos da concepção de formação integrada, tomando os pensamentos de Paulo Freire e de Antonio Gramsci como referência. Questionamos até que ponto as convergências, mais dos que as divergências, entre esses autores, poderiam nos permitir a pensar no encontro entre a educação politécnica e a educação permanente em saúde. Como método de análise dessas relações, procuramos identificar nos textos que abordam a proposta de formação omnilateral, politécnica e integrada e naqueles que abordam o conceito de integralidade na saúde, princípios e categorias que demonstram a relação entre tais propostas, assim como possíveis contradições entre elas. Entendemos que as sínteses do pensamento de Freire e Gramsci nos forneceram subsídios para compreendermos especificidades da perspectiva de integralidade que orienta a proposta de educação permanente em saúde, bem como possibilidades de fazê-la se encontrar com a concepção de educação politécnica, já que ambas se baseariam na proposta de formação integral dos trabalhadores, mesmo tendo, cada uma delas, a referência de um ou do outro intelectual. Podemos ver convergências e/ou superações/ampliações dialéticas que podem ser feitas mediante o confronto e o encontro de ambos.
keywords: Educação Politécnica em Saúde
Integralidade
Educação Permanente em Saúde
Issue Date: 2012
Citation: FRANÇA, Marcos Poubel Araújo de. Formação integral de trabalhadores da saúde: reflexões sobre referências teóricas e perspectivas práticas. 2014, 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2014
Date of defense: 2013-04-25
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos_França_EPSJV_Mestrado_2012.pdf828.46 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.