Browsing by Author "Sousa, Isabela Cabral Félix de"
Now showing items 21-40 of 82
-
Deslocamentos na socialização de estudantes estrangeiros em instituições acadêmicas voltadas para a saúde no Rio de Janeiro
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2016 -
Disciplina de ciências naturais no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
Sousa, Isabela Cabral Félix de et al. | Date Issued: 2017As práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação ... -
Doença: decifrando este enigma - desenvolvimento de um tema complementar à disciplina Biologia no ensino médio
Freitas, Carlos Alberto Vasconcelos | Date Issued: 2012Esta dissertação analisa uma proposta de um plano de ensino para o tema complementar ‘Doença: decifrando este enigma’, que busca introduzir os conhecimentos dos processos patológicos gerais no ensino médio. Inicialmente ... -
Educação Ambiental, Currículo e Interdisciplinaridadeuma teia de caminhos entrelaçados
Santos, Taís Conceição dos | Date Issued: 2015Diante da gravidade da situação ambiental em todo o planeta, tornou-se incontestável a necessidade de se abordar esta temática em todos os níveis escolares para que as novas gerações formem conceitos e, sobretudo, valores ... -
A educação intercultural na escola e o reconhecimento do outro diferente
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2004Este artigo delinea o que pode ser o projeto da educação intercultural na escola. Começa enfatizando a crescente importância deste tipo de projeto na era da globalização. Depois, descreve algumas propostas educacionais na ... -
Os egressos do Programa de Vocação Científica do Rio de Janeiro e suas concepções sobre trabalho
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2010Este estudo voltou-se para as concepções sobre trabalho dos egressos do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no Rio de Janeiro. Utilizando metodologia qualitativa, foram ... -
Embracing life; Abrazando la vida; Sóbria Embriaguez; Encantamento; Kinds of despair; In love...
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2006 -
Emoções e gênero: a resistência de alunas participantes do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz
Santos, Bruna Navarone et al. | Date Issued: 2017O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) recebe jovens nos laboratórios de pesquisa da Fiocruz. Esta instituição é dedicada à saúde pública brasileira e os (as) incentiva a seguir carreiras ... -
Emoções na escolha profissional de alunos do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
Santos, Bruna Navarone et al. | Date Issued: 2023 -
Emotions and scientific initiation among underprivileged high school students in Rio de Janeiro, Brazil
Santos, Bruna Navarone et al. | Date Issued: 2020 -
Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro.
Ferreira, Cristiane Pereira | Date Issued: 2012A educação fundamental tem como principal objetivo formar cidadãos com capacidade de aprender, viver em sociedade e auxiliar o desenvolvimento de valores. O ensino de ciências faz parte deste objetivo. Porém, no Brasil, ... -
O ensino de Ciências no contexto dos anos iniciais da escola fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas
Muline, Leonardo Salvalaio | Date Issued: 2018O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido tema de debates na agenda acadêmica. Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico ... -
O ensino de ciências no sexto ano escolar: contribuições de atividades práticas e colaborativas no processo de aprendizagem.
Bevilacqua, Gabriela Dias | Date Issued: 2012O desenvolvimento da educação científica no ensino básico é discutido e ressaltado tanto por teóricos da área de ensino como pelo governo brasileiro, como pode ser observado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A ... -
Entrelaçamentos afetivos e deslocamentos de mulheres brasileiras
Sousa, Isabela Cabral Félix de et al. | Date Issued: 2017-07Neste trabalho, nos voltamos para o estudo do modo como emoções podem ser expressas através dos deslocamentos emocionais e físicos. Baseamos-nos em entrevistas de duas mulheres entrevistadas atuantes da Associazione delle ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
Almeida, Maria da Conceição Vicente de | Date Issued: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Estudo das convergências em pesquisa e ensino de ciência e arte a partir da análise documental e metodológica
Oliveira, Denise Figueira de | Date Issued: 2012A relação entre a ciência e a arte está inscrita na história da humanidade e no percurso de sua construção do conhecimento. Esta relação, e seu potencial para a educação, parecem ser subaproveitados nos ambientes de ensino ... -
Facilitação educativa em Tuberculose baseada na abordagem centrada na pessoa para adolescentes afetados pela doença
Mendes, Clara Carvalho | Date Issued: 2022A tuberculose (TB) continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e os adolescentes são um grupo frequentemente negligenciado nas agendas de pesquisa e estratégias de controle da TB. Os adolescentes têm ... -
Feiras de Ciências: uma proposta pedagógica de inserção da Educação Ambiental Crítica em uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
Nascimento, Marcia Regina Barbosa do | Date Issued: 2021A crise socioambiental é uma realidade da modernidade que desafia a escola buscar práticas pedagogicas que favoreceram a percepção que os seres humanos são natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as ... -
A figura central do orientador para os egressos do Programa de Vocação Científica do Rio de Janeiro
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2009 -
Filosofia na escola pública
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued: 2003Resenha do livro “Filosofia na Escola”, sendo dividido em três seções. A primeira explica os fundamentos filosóficos, históricos e metodológicos da proposta de filosofar em sala de aula. A seguir, descreve as características ...