Browsing by Author "Castro, Helena Carla"
Now showing items 4-23 of 31
-
Cisteína-proteinases em promastigotas de Leishmania (Viannia) braziliensis
Rebello, Karina Mastropasqua | Date Issued: 2008No presente trabalho foram detectadas cisteína-proteinases (CPs) em promastigotas infectivas de Leishmania (Viannia). braziliensis. A estratégia de purificação consistiu na associação do método de extração por Triton X-114 ... -
Cooperação ou competição? Avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de Biologia para o Ensino Médio e o Ensino Superior
Melim, Leandra Marques Chaves | Date Issued: 2009Atividades lúdicas como jogos podem criar situações favoráveis à aquisição de conhecimento. Entretanto a maioria dos jogos possui um caráter competitivo. Uma alternativa a competição é o uso de jogos cooperativos, cujas ... -
Crithidia deanei infection in normal and dexamethasone–immunosuppressed Balb/c mice
Santos, Dilvani Oliveira et al. | Date Issued: 2010 -
Desenvolvimento e avaliação de software para ensino de ciências: a farmacologia como modelo de interdisciplinaridade
Fidalgo Neto, Antonio Augusto | Date Issued: 2009As tecnologias de Informação estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. Existe grande necessidade de um aprofundamento do conhecimento do impacto destas tecnologias na sala de aula para professores e alunos. ... -
Design, synthesis, in vitro and in silico studies of novel 4-oxoquinoline ribonucleoside derivatives as HIV-1 reverse transcripase inihibitors
Forezi, Luana da S. M. et al. | Date Issued: 2020 -
Design, synthesis, SAR, and biological evaluation of new 4-(phenylamino)thieno[2,3-b]pyridine derivatives
Bernardino, Alice Maria Rolim et al. | Date Issued: 2006 -
Development of a technological platform for whole Immunoglobulin G purification as the first step towards an antigenic test for COVID-19 by the Vital Brazil Institute
Silva, Rafael Cordeiro e et al. | Date Issued: 2023 -
O Ensino de Ciências e a experimentação animal: as concepções de calouros das Ciências Biológicas sobre o uso de animais em práticas didático-científicas
Melgaço, Izabel Christina P. P. S. et al. | Date Issued: 2010O modelo animal empregado em experimentos científicos e situações didáticas nos diferentes níveis de escolaridade vêm sendo amplamente discutido pela Bioética no que se refere à instituição do respeito à vida durante o ... -
Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez
Pinto, Érica Ana | Date Issued: 2014O ensino de ciências ainda carece de abordagens práticas que permitam aos alunos a compreensão da natureza e de seus processos de forma contextualizada. Este ensino pode contribuir para diminuir as diferenças, inclusive ... -
O Ensino de Ciências para Surdos: criação e divulgação de Sinais em Libras
Winagraski, Erika | Date Issued: 2017A inclusão de todos os alunos no sistema de ensino brasileiro ainda é um grande desafio, pois mesmo tendo garantido por lei o direito à educação, os alunos com deficiências ainda carecem de atendimento adequado. Neste ... -
Espécies botânicas aromáticas: o uso do sentido olfativo para construção de conceitos científicos em Libras
Carvalho, Helder Silva | Date Issued: 2014O desenvolvimento do pensamento ocorre por meio da linguagem. Esse pensamento, que é fundamental para a evolução pessoal e social do indivíduo, pode ser expresso interna e externamente e ocorre por meio de uma língua, ... -
A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de educação física
Belmont, Rachel Saraiva | Date Issued: 2011A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, parece ser pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. ... -
Inovações educacionais para o desenvolvimento do tema de doenças negligenciadas no ensino médio com jogos e oficinas dialógicas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2014Nosso trabalho desenvolveu e testou inovações educacionais para a abordagem do tema de doenças negligenciadas no ensino médio. Foi elaborado em consonância com a recomendação de organismos internacionais e nacionais para ... -
Jogos virtuais no ensino: usando a dengue como modelo
Silva, Thais Dutra et al. | Date Issued: 2008 -
Lipoproteins from vertebrate host blood plasma are involved in Trypanosoma cruzi epimastigote agglutination and participate in interaction with the vector insect, Rhodnius prolixus
Moreira, Carlos José de Carvalho et al. | Date Issued: 2018 -
Material didático para o ensino de imunologia a indivíduos com necessidades educacionais especiais na perspectiva da surdez
Torres, Elenilde Maria dos Santos et al. | Date Issued: 2014O uso de estratégias didáticas na área de imunologia atua como um conjunto de instrumentos facilitadores do acesso ao conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo foi produzir materiais didáticos de baixo custo ou ... -
Overview of paratransgenesis as a strategy to control pathogen transmission by insect vectors
Ratcliffe, Norman A. et al. | Date Issued: 2022 -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
Corrêa, Roberta Pires | Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
A percepção dos professores no uso de Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Afonso, Luciana de Souza et al. | Date Issued: 2021Vivemos a pandemia do Covid-19 e nesse contexto, as atividades presenciais de Educação não formal precisaram ser alteradas e virtualizadas. O objetivo deste questionário é analisar a percepção dos Professores quanto ao uso ... -
Perceptions and feelings of brazilian health care professionals regarding the effects of COVID-19: cross-sectional web-based survey
Corrêa, Roberta Pires et al. | Date Issued: 2021