Browsing by Author "La Rocque, Lucia Rodriguez de"
Now showing items 10-19 of 19
-
Estudo das convergências em pesquisa e ensino de ciência e arte a partir da análise documental e metodológica
Oliveira, Denise Figueira de | Date Issued: 2012A relação entre a ciência e a arte está inscrita na história da humanidade e no percurso de sua construção do conhecimento. Esta relação, e seu potencial para a educação, parecem ser subaproveitados nos ambientes de ensino ... -
A facilitação do acesso de alunos com deficiência visual ao ensino superior na área biomédica: pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de materiais e métodos aplicáveis ao estudo de disciplinas morfológicas
Comarú, Michele Waltz | Date Issued: 2012As leis que regem a educação no Brasil, em consonância com os princípios éticos que envolvem o trabalho do educador, estabelecem que as instituições escolares recebam e forneçam ensino de qualidade para alunos com ... -
Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro | Date Issued: 2014Física em Quadrinhos é um projeto que visa promover discussões sobre temas da Física entre alunos e o professor através da utilização de histórias em quadrinhos ou tirinhas. Sabendo que elas já tiveram como objetivo instruir ... -
Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
Gardair, Thelma Lopes Carlos | Date Issued: 2012O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista ... -
"Jogando água" explorando as potencialidades do jogo como material paradidático
Costa, Elaine Cristina Pereira | Date Issued: 2013A água é um importante recurso natural, cuja qualidade está diretamente relacionada à saúde humana, uma vez que pode facilmente veicular microrganismos patogênicos, provocando assim, diversas patologias. Esta dissertação ... -
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
Cicco, Roberta Ribeiro de | Date Issued: 2012O ensino das DST no contexto escolar apresenta potencialidades e limites resultantes de ações dos campos da saúde e da educação, principalmente de professores de biologia e das diferentes perspectivas culturais e sociais ... -
Promoção do ensino sobre o uso racional de medicamentos.
Corrêa, Anderson Domingues | Date Issued: 2012O uso inadequado de medicamentos constitui uma grande ameaça à saúde pública e pode ter consequências como o atraso no tratamento adequado ou até mesmo a morte. A Organização Mundial de Saúde identificou que aproximadamente ... -
Um replicador em movimento: aproximações entre a poética narrativa de Borges e o programa de pesquisa dos memes
Waizbort, Ricardo Francisco et al. | Date Issued: 2008A extensa obra fantástica de Jorge Luis Borges tem sido lida como uma crítica contra a ciência tradicional e a lógica, como tendo repudiado a importância do indivíduo, a pressuposição da própria realidade e conseqüentemente, ... -
Trabalho e formação: reconhecendo o técnico da vigilância sanitária.
Duarte, Ana Julia Calazans | Date Issued: 2011Os trabalhadores de nível médio respondem por cerca de 60% das atividades no sistema de saúde. No entanto, a base de conhecimento sobre os processos e relações de trabalho desses trabalhadores no interior do sistema de ... -
O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | Date Issued: 2014Letras da Música Popular Brasileira \2013 MPB \2013, no contexto melodioso e emocional em que se apresentam, podem ser uma alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento científico, uma vez ...