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Title: Promoção do ensino sobre o uso racional de medicamentos.
Other Titles: Promoting education on the rational use of medicines.
Advisor: Alves, Luiz Anastácio
Members of the board: Costa, Marco Antonio Ferreira da
Batista, Rodrigo Siqueira
Sousa, Isabela Cabral Félix de
La Rocque, Lucia Rodriguez de
Luiza, Vera Lucia
Authors: Corrêa, Anderson Domingues
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O uso inadequado de medicamentos constitui uma grande ameaça à saúde pública e pode ter consequências como o atraso no tratamento adequado ou até mesmo a morte. A Organização Mundial de Saúde identificou que aproximadamente metade dos medicamentos consumidos no mundo é utilizada de modo inadequado, e tem alertado sobre a necessidade crescente de se ampliar os aspectos educacionais relacionados aos medicamentos. Esta tese está estruturada na forma de artigos, sendo constituída por três artigos. Este estudo tem o seu foco direcionado ao ensino de ciências e apresenta uma abordagem qualitativa, apoiada em dados numéricos e depoimentos obtidos a partir de questionários e de entrevistas elaboradas de forma semiestruturadas. Inicialmente, foi realizada uma análise dos conteúdos sobre medicamentos em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Foi identificado o conhecimento dos alunos e dos professores do IFRJ, sobre o uso de medicamentos, dados estes que junto aos estudos da literatura, fundamentaram a forma e os temas a serem abordados no material educativo criado (história em quadrinhos). Para esta tese, foi realizada uma análise do impacto da história em quadrinhos criada – sobre o uso de medicamentos e intoxicação alimentar – junto ao público alvo e trabalhamos com a aplicação, antes e depois das intervenções, de questionários e entrevistas de forma semiestruturadas. Como resultado dos estudos encontramos: 1 – que os livros didáticos analisados, no que diz respeito ao conteúdo sobre medicamentos, necessitam ser adequados às novas legislações e conteúdos que abordem o Uso Racional de Medicamentos, para que dessa forma possam atender as recomendações dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio; 2 – os habitus criados no convívio familiar em relação ao uso e representações sociais de medicamentos são transmitidos de geração a geração ix e, desta forma, é perpetuado o uso inadequado de medicamentos e 3 – a História em Quadrinhos elaborada contribuiu para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação. Dessa forma, os resultados sugerem que o ensino de ciências e a divulgação científica sobre o tema com materiais didáticos lúdicos podem contribuir para a apropriação de práticas saudáveis em relação ao uso de medicamentos. Esperamos que nosso trabalho possa contribuir para os debates sobre a divulgação científica de temas relacionados à saúde, capacitando professores para atuarem como facilitadores de ações preventivas em saúde, tornando os alunos multiplicadores dos conteúdos para familiares e amigos, e assim contribuir para a promoção da melhoria na qualidade de vida da população com o objetivo de minimizar os agravos e danos causados pelo uso incorreto de medicamentos.
Abstract: Inappropriate use of medicine is a major threat to public health and can bring consequences such as delays in appropriate treatment or even death. The World Health Organization found that nearly half of drugs consumed worldwide is used improperly, and has warned of the increasing need to broaden the educational aspects related to drugs. This study is structured in the form of articles and being made of three them. This study has its focus directed to the teaching of science and presents a qualitative approach based on numerical data and testimonials obtained from questionnaires and interviews in a semistrutured fashion. Initially, we carried out an analysis of the contents on drugs on Biology texts books for Middle School. The knowledge of students and teachers of IFRJ on the use of drugs was identified, which added to the literature formed the basis for the topics to be addressed in the educational material created (comics). For this thesis an analyze of the impact of the comics created was performed – on the use of drugs and food poisoning – with the target audience. We worked with the application before and after the questioners interventions and semi structured interviews. As a result of the studies we found: 1) the text books analyzed showed that the part related to the contents about the drugs and the contents that address the rational use of drugs need to be suitable to the new legislations. Only thus, can be met the recommendations of the parameters of the Middle School Curriculum; 2) the habitus created in the family sphere in relation to the use of drugs and it social representations are transmitted from generation to generation, and thereby the inappropriate use of drugs is perpetuated and 3) the comics created contributed to the student learning about the risks of the self-medication. Therefore, the results suggest that the teaching of science and scientific publication on the subject with playful didactic materials can contribute to appropriate healthy practices regarding the use of drugs. We expect our work can contribute to the instrumentalization of the scientific issues dissemination related to the health, field enabling teachers to act as facilitators in preventive health actions. Thus, contributing to the promotion of improved quality of life in order to minimize the injuries and damages caused by the misuse of drugs.
Keywords: Life science teaching
Rational drug use
Comics
keywords: Ensino de ciências
Uso racional de Medicamentos
Histórias em Quadrinhos
DeCS: Ciência/educação
Uso de Medicamentos
Issue Date: 2012
Citation: CORRÊA, Anderson Domingues. Promoção do ensino sobre o uso racional de medicamentos. 2012. 126f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012.
Date of defense: 2012
Place of defense: Rio de Janeiro / RJ
Department: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - PGEBS - Teses de Doutorado

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