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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19555
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE: O ENSINO DE BIOSSEGURANÇA EM CURSOS DE NÍVEL MÉDIO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Exposição a Agentes Biológicos
Conhecimento
Coleta de Dados
Ensino Fundamental e Médio
Costa, Marco Antonio Ferreira da | Date Issued:
2005
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O estudo, realizado no período 2004-2005, teve como objetivo geral investigar a situação atual do ensino de biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde. Teve como foco de coleta de dados, seis cursos de nível médio da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Um total de 97 alunos, 12 professores e três coordenadores dos locais pesquisados participaram do estudo. Caracterizou-se como uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa e utilização de dados quantitativos que emergiram ao longo do processo de trabalho. Os dados foram analisados a luz da multirreferencialidade. Esta investigação justificou-se pela defasagem da biossegurança em relação ao mundo do trabalho e o mundo da escola e as demandas decorrentes do progresso técnico-científico e da própria evolução social, no que se refere a biossegurança em espaços da saúde. Resultados obtidos apontam para uma necessidade sentida de aprimoramento dos processos de ensino em biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde na Fundação Oswaldo Cruz. O estudo, inserido no processo educação-trabalho-saúde, poderá suportar ações pedagógicas no campo da educação profissional, especificamente no que se refere ao ensino da biossegurança em cursos de nível médio da Fundação Oswaldo Cruz, na área de saúde, e também atuar como instrumento de apoio para a elaboração de políticas públicas no âmbito do SUS e de sistemas de ensino em geral, principalmente aos relacionados às Escolas Técnicas do SUS (ETSUS)
Abstract
The research, accomplished in the period 2004-2005, had as general objective to investigate the actual situation of biosafety teaching in secondary courses of the health area. The data were colected in courses of the Oswaldo Cruz Foundation in Rio de Janeiro. A total of 97 students, 12 teachers and 3 coordinators of the investigated areas have participated of the study. It was a teorical-empirical research with qualitative basis and quantitative data that outcropped throughout of process working. The data were analyzed in the multireferenciality context. This investigation is justified by dephasing of the biosafety in relation to world of the
work and the world of the school and the current demands of the technical-scientific progress and of the own social evolution, in that its related to the biosafety in spaces of the health. The obtained results, pointed at a necessity of polish of the teaching processes in biosafety in secondary courses of the health area in the Oswaldo Cruz Foundation. The study, inserted in the process work-health-education, will can support pedagogical actions in the field of the professional education, specifically in the teaching of the biosafety in secondary courses of the Foundation Oswaldo Cruz, in the health area, and to act as support instrument for the elaboration of public policies in the ambit of SUS (System Unic of Health) and of teaching
systems in general, mostly to the related at Techniques Schools of SUS (ETSUS)
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaExposição a Agentes Biológicos
Conhecimento
Coleta de Dados
Ensino Fundamental e Médio
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