Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26668
CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Dias, Marco Adriano | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Há muito se discute a importância das atividades prático-experimentais para uma aprendizagem na qual o estudante possa se apropriar de elementos conceituais, epistemológicos e sociais do conhecimento científico. Para isso, os professores utilizam vídeos para a observação fenomenológica sistemática em suas aulas, dentre outras ferramentas pedagógicas. Nesse sentido, as imagens estroboscópicas e a videoanálise são recursos didáticos produzidos a partir de vídeos de corpos em movimento e, por isso, ampliam o espectro de movimentos que podem ser propostos e estudados em sala de aula. Dentro deste contexto, apresentamos nesta tese os resultados de uma pesquisa que verificou se esses recursos têm potencial para a educação científica. A pesquisa aqui apresentada, se inicia com um levantamento histórico da invenção da cronofotografia e suas aplicações no contexto da Arte, da Ciência e do Ensino de Ciências, quando então passaram a se chamar imagens estroboscópicas; e prossegue, na forma de artigos, com exemplos de contextos de aprendizagem possíveis com a videoanálise e as imagens estroboscópicas Com objetivo de verificar como a utilização desses recursos didáticos colaboram para a Alfabetização Científica, elaboramos uma intervenção didática, com metodologia de ensino por investigação, cujo tema foi a queda dos corpos. Durante a intervenção, as interações discursivas entre os alunos foram gravadas para serem posteriormente auscultadas e transcritas, a fim de identificar os Indicadores de Alfabetização Científica e da presença de Padrões Argumentativos de Toulmin. Os resultados evidenciaram que houve argumentação pelos alunos e, a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica, foi revelado de que forma os alunos construíram esses mesmos argumentos. Os resultados obtidos com os sujeitos da pesquisa foram satisfatórios para a utilização dos recursos e da metodologia de ensino investigativo a fim de promover a Alfabetização Científica.
Abstract
The importance of practical-experimental activities for a learning process in which the student can appropriate conceptual, epistemological and social elements of scientific knowledge has long been discussed. Thus, teachers use videos for systematic phenomenological observation in their classes, among other pedagogical tools. In this sense, stroboscopic images and video analysis are didactic resources produced from videos of moving bodies and, therefore, they broaden the spectrum of movements that can be proposed and studied in the classroom. In this context, we present in this thesis the results of a research that verified if these resources have potential for scientific education. The research presented here begins with a historical review of the invention of chronophotography and its applications in the context of Art, Science and Science Teaching, when they began to be called stroboscopic images; and continues, in the form of articles, with examples of possible learning contexts with video analysis and stroboscopic images With the purpose of verifying how the use of these didactic resources collaborate for the Scientific Literacy, we elaborated a didactic intervention, with methodology of Inquiry-based teaching, whose theme was the fall of the bodies. During the intervention, the discursive interactions among the students were recorded for later listening and transcription, in order to identify the Scientific Literacy Indicators and the presence of Toulmin's Argumentative Patterns. The results showed that there was argumentation by the students and, from the Indicators of Scientific Literacy, it was revealed how the students constructed the same arguments. The results obtained with the research subjects were satisfactory for the use of the resources and the methodology of Inquiry-base teaching to promote Scientific Literacy.
Share