Browsing COC - PPGDC - Dissertações de Mestrado by Subject "04 Educação de qualidade"
Now showing items 1-13 of 13
-
Análise de materiais educativos desenvolvidos em campanhas oficiais sobre gravidez na adolescência no Brasil: implicações para a prática e a educação em saúde
| Date Issued: 2018A gravidez na adolescência é um relevante problema de saúde pública na América Latina, região que registra alguns dos maiores índices do mundo. Entre as diversas estratégias para a prevenção da gravidez precoce, as campanhas ... -
A contribuição de espaços não formais para o ensino de ciências: a experiência e as percepções de estudantes a partir da visitação ao Museu da Vida
| Date Issued: 2021Conhecer aspectos relacionados à recepção do público às exposições e atividades desenvolvidas durante a visitação a museus de Ciência é fundamental para compreender o papel educativo do museu e sua importância na ampliação ... -
A divulgação científica no Twitter pela #TrupeNaturalista
| Date Issued: 2022Os artrópodes são comumente vistos com nojo e desprezo pelas pessoas, visão esta que os afastam de esforços de conservação. O acesso à informação e a familiarização podem sensibilizar as pessoas a vê-los com outros olhos, ... -
Um estudo de caso no Parque das Aves (PR): as placas e a percepção de grupos de adolescentes
| Date Issued: 2021Os zoológicos são instituições de pesquisa, conservação e educação ambiental. Nesses locais, uma parte da comunicação é feita por meio das placas distribuídas ao longo das trilhas e percursos expositivos, tendo o potencial ... -
O jovem e a exposição: uma análise sobre os objetos e a produção de sentidos no Museu da Vida
| Date Issued: 2019É inegável hoje reconhecer os museus como lugar de produção e divulgação de conhecimentos, educação e oportunidade de lazer. As iniciativas propostas demonstram planejamento, intencionalidades e características particulares ... -
Museu e universidade : quais discursos significam e ressignificam o percurso da formação inicial de professores?
| Date Issued: 2022Os museus são considerados instituições de caráter público que cumprem um papel social situado na interseção entre cultura, lazer e educação. Por meio de diferentes estratégias buscam mobilizar o patrimônio cultural e criar ... -
Participação em museus de ciências e em ecomuseus: apontamentos a partir da Nova Museologia
| Date Issued: 2021A presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva, de um lado, analisar em que medida existiriam influências da nova museologia em museus de ciências e, de outro, como os seus postulados habitam os ecomuseus. Através ... -
O potencial dos jogos educativos com temática científica "Batalha de Micróbios", "Imune - Série Vírus" e "Microvilões em Ação" no processo de alfabetização científica
| Date Issued: 2020A Alfabetização Científica (AC), no âmbito da Divulgação Científica, propõe que as pessoas não especialistas da sociedade deveriam ter uma noção maior sobre as questões científicas e tecnológicas relacionadas com demandas ... -
Prática de mediação e sua contribuição para a formação interdisciplinar do professor de física
| Date Issued: 2022Os museus e centros de ciências, espaços de educação não formais, possibilitam, por meio da mediação de seus módulos e exposições, abordagens que contemplam a integração dos saberes. Essa integração é própria dos museus e ... -
"A preservação não é só deixar guardado": uma análise dos sentidos da concepção e desenvolvimento da Reserva Técnica Visitável do MAE-USP
| Date Issued: 2021Com interesse em conhecer os potenciais da aproximação entre objetos musealizados, profissionais de museus e visitantes no âmbito das reservas técnicas, realizamos uma pesquisa com intuito de compreender a proposta da ... -
Professores e museus: o que mudou na pandemia?
| Date Issued: 2023Os museus e centros de ciência são importantes atores na divulgação da ciência e na promoção da cultura para toda a sociedade. Dentre as atividades que esses espaços oferecem, podem ser encontradas ações de Divulgação ... -
Público ausente no território de centros e museus de ciências: caminhos para a cidadania e o engajamento
| Date Issued: 2021As pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no território de centros e museus de ciências, em geral, fazem parte de um público pouco representado na audiência de visitação espontânea destes espaços, ... -
O público potencial escolar do Museu da Vida: um estudo exploratório em escolas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018O mundo contemporâneo é cercado pela ciência e tecnologia, o que torna o conhecimento sobre esses assuntos fundamentais para as pessoas. Um dos fatores para a inclusão social do brasileiro, segundo Moreira (2006), é ter a ...