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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65644
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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A WEB 2.0 EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA : INFLUÊNCIA DA WEBCONFERÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOCIÊNCIAS
Rosse, Cássio Gomes | Date Issued:
2023
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino caracterizada, contemporaneamente, pelo intenso uso de tecnologias da informação e comunicação. Os cursos no formato EaD vêm ganhando mais espaço no número de matrículas e ingressantes no Ensino Superior no Brasil, especialmente devido à política de ampliação e interiorização na oferta de vagas, à flexibilidade no regime de estudos e à redução dos custos repassados aos estudantes dessa modalidade. Ao longo dos últimos anos, a EaD agregou, progressivamente, ferramentas de caráter síncrono, visando maior grau de interação entre estudantes, docentes e mediadores. A interatividade pode se realizar por meio de webconferências, uma tecnologia que permite comunicação por recursos de áudio, vídeo e texto em tempo real. A tese tem por objetivo analisar o potencial das webconferências para a construção do conhecimento entre estudantes no contexto de EaD. A pesquisa foi realizada no consórcio Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), em uma disciplina de primeiro período do curso de Ciências Biológicas. Participaram da pesquisa 207 estudantes que fizeram uso das webconferências ao longo do semestre letivo. A tese encontra-se organizada na composição de capítulos. Cada capítulo é destinado à elaboração de um artigo científico submetido a periódicos especializados na área da Educação a Distância. O primeiro capítulo, de viés estritamente teórico, destinou-se à realização de um levantamento bibliográfico sobre as webconferências no ensino superior a distância no período de 2009-2020 O segundo capítulo apresenta um estudo descritivo a respeito do perfil dos estudantes que fazem uso das webconferências e sua experiência pedagógica nesse espaço de mediação. No terceiro capítulo foi realizado um estudo qualitativo sobre os benefícios proporcionados pelas sessões de tutoria via webconferência sob o ponto de vista dos estudantes. Os dados obtidos a partir da avaliação dos próprios estudantes indicaram que as webconferências representam um recurso valioso para o processo de mediação em cursos EaD, possibilitando melhor compreensão dos conteúdos, uma vez que podem sanar suas dúvidas de forma mais direta e interativa. As webconferências têm proporcionado melhor atendimento aos estudantes que não têm condições de frequentar seus respectivos polos de apoio presencial. Os estudantes também sugerem que outras disciplinas e cursos façam uso regular dessa ferramenta. Outra demanda recorrente é de que as webconferências sejam gravadas e disponibilizadas de forma assíncrona
Abstract
Distance Education (DE) is a teaching modality characterized, contemporaneously, by the intense use of information and communication technologies. Courses in the DE format have been gaining more space in the number of enrollments and entrants in Higher Education in Brazil, especially due to the policy of expansion and internalization in the offer of vacancies, the flexibility in the study regime and the reduction of costs passed on to students of this modality . Over the last few years, EaD has progressively added tools of a synchronous nature, aiming at a greater degree of interaction between students, teachers and mediators. Interactivity can be carried out through web conferencing, a technology that allows communication through audio, video and text resources in real time. The thesis aims to analyze the potential of webconferences for the construction of knowledge among students in the distance education context. The research was carried out at the Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), in a first period discipline of the Biological Sciences course. 207 students who used web conferencing throughout the school semester participated in the survey. The thesis is organized in the composition of chapters. Each chapter is intended for the preparation of a scientific article submitted to specialized journals in the area of DE. The first chapter, strictly theoretical, was intended to carry out a bibliographical survey on webconferencing in higher distance education in the period 2009-2020. The second chapter presents a descriptive study about the profile of students who use webconferences and their pedagogical experience in this mediation space. In the third chapter, a qualitative study was carried out on the benefits provided by tutoring sessions via webconference from the students' point of view The data obtained from the evaluation of the students themselves indicated that web conferences represent a valuable resource for the mediation process in DE courses, enabling a better understanding of the contents, since they can solve their doubts in a more direct and interactive way. Web conferences have provided better service to students who are unable to attend their respective face-to-face support centers. Students also suggest that other disciplines and courses make regular use of this tool. Another recurring demand is that web conferences be recorded and made available asynchronously
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