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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67053
SAUDEAMBIENTE, FICÇÃOREALIDADE, CIENCIARTE: O ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACES COM O VILÃO CIENTISTA NO CINEMA
Nascimento, Keylor Bronzato | Date Issued:
2023
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O cinema personifica uma figura que ficcionalmente intenta contra a SaudeAmbiente: o vilão. Mesmo com uma presença marcante, o uso de filmes em sala de aula desabona o vilão cientista, por questões éticas e culturais e supervaloriza a ciência sobre o herói. Entendendo a vilania como passível de expressão da ciência, e esta como forma de ler o mundo, o objetivo da tese é discutir a possibilidade de inclusão da identidade do vilão cientista em possíveis interfaces com os cotidianos e propostas para o ensino de ciências. A pesquisa posiciona a triangulação temática SaudeAmbiente, FicçãoRealidade e CienciArte como fundamentos teóricos do trabalho. Foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa junto a 45 discentes do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS) do IOC/Fiocruz e realizada a análise de conteúdo de 50 filmes da década de 2010 que elencam um vilão cientista. O caminho metodológico se baseou, num primeiro momento, na análise de conteúdo dos filmes, com foco nos atos de vilania, e posterior coleta de dados com uso de um questionário semiestruturado com os discentes da EBS. O objetivo foi caracterizar a identidade vilânica no cinema e entender o olhar dos discentes sobre a representatividade dos filmes e do vilão. Um segundo momento tratou de integrar os resultados da caracterização vilânica, para subsidiar uma proposta de oficina temática, que figurasse como estratégia a partir do uso de filmes no ensino de ciências, aproveitando este perfil de personagem. Sua caracterização resultou em sete faces identitárias: louco, monstro, cibervilão, auxiliar, arrependido, sombrio e clonador As inferências sobre esta caracterização elegeram a cibervilania como face a ser adotada para trabalhar os conceitos de ética, bioética e biossegurança dentro da oficina, sendo esta a carga-ciência identificada como resultante da busca por pontes entre o vilão cientista e o ensino de ciências. Com as interpretações tecidas sobre os resultados, foi evidenciado o proveito da identidade-ciência do vilão como signo estratégico para influenciar a identidade de processos de aprendizagem. O modelo proposto de oficina temática formata a posição desta tese de mediar o diálogo, outrora tímido, entre a vilania científica e o ensino de ciências
Abstract
Movies personifies a figure that fictionally opposes against to EnvironmentHealth: the villain. Even with outstanding presence, the use of films in classroom discredits scientist villain when he overvalues science about the hero. Understanding the capacity of villainy like science expression, and this last like reading world way, the objective of this thesis is to discuss the possibility including scientist villain identity in possible interfaces with the daily routines of science teaching. The research positions the thematic triangulation EnvironmentHealth, RealityFiction and ArtScience as conceptual foundations of work. It was based on a qualitative approach with 45 students from Postgraduate Program in Biosciences and Health Teaching (EBS) by IOC/Fiocruz and analysis of 50 films from the 2010s that have a scientist villain in cast. The methodological way was based, at first, on content analysis of the collected films, focusing on acts of villainy, and subsequent data collection with semistructured quiz with EBS students. The objective was to characterize the villainy identity in cinema and understand the students view on the representativeness of films and villain. A second moment tried to integrate the results of the villainy characterization, to ground a theme workshop proposal, which figured as strategy from use movies on science teaching, taking advantage of this character profile. His characterization resulted in seven identity faces: crazy, monster, cybervillain, assistant, sorry, dark and cloner. The inferences about this characterization elected cybervillainy as face to be adopted to work on the concepts of ethics, bioethics and biosafety in the workshop, its being the science-loads identified as search result for bridges between scientist villain and science teaching With the interpretations woven about results, the advantage of the villain's science-identity as strategic sign to influence the learning process identity was evidenced. The proposed model of theme workshop formats the position of this thesis in mediating the dialogue, once shy, between scientific villainy and the science teaching daily
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