Browsing by Subject "Educação Médica"
Now showing items 41-56 of 56
-
Percepção dos estudantes de medicina sobre os problemas bioéticos relacionados ao fim de vida na atenção primária à saúde
| Date Issued: 2021O Brasil vivencia uma transição demográfica e epidemiológica, com envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas não-transmissíveis. A formação em medicina deve contemplaraspectos de bioética e de cuidados ... -
A perícia médico-legal e o ensino: dissidências e discussões na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal
| Date Issued: 2015Observando a influência da medicina legal na constituição do campo psiquiátrico, este texto analisa os debates ocorridos entre maio e julho de 1918 na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal sobre ... -
Physical activity learning by medical students: the current picture in Brazil
| Date Issued: 2021Introdução: A atividade física é essencial para prevenir e tratar muitas doenças. Embora os médicos sejam os profissionais de saúde que mais influenciam a orientação de seus pacientes sobre os benefícios da atividade ... -
As práticas de integração ensino-serviço-comunidade no curso de Medicina da UFPE em Caruaru-PE
| Date Issued: 2019O presente estudo tem por objetivo analisar a Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) a partir das Práticas Interdisciplinares de Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) do curso de Medicina da UFPE, no município de ... -
Preceptoria em medicina de família e comunidade na atenção primária à saúde em Vitória – ES
| Date Issued: 2019Garantir uma formação profissional em saúde de forma a efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e ir ao encontro das necessidades de saúde da população constitui um desafio. Avanços em reformas educacionais ... -
Processo de ensino-aprendizagem do método clínico centrado na pessoa: o olhar dos preceptores de um programa de residência de medicina de família e comunidade
| Date Issued: 2019Nesta pesquisa investigamos a forma como os preceptores se posicionam em relação ao processo ensino-aprendizagem do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP). Fundamentamo-nos no marco teórico que sustenta a reorientação ... -
Programa interinstitucional de interação ensino-serviço-comunidade: desafios da avaliação na perspectiva de alunos preceptores
| Date Issued: 2019Por meio do uso de novas metodologias ativas no ensino médico, o papel dos envolvidos assume formas diferentes. Um exemplo é o fato de o aluno assumir um papel central no seu processo de aprendizagem, tendo em vista que o ... -
Que médico eu quero ser?: sobre a trajetória de jovens estudantes na construção da identidade médica
| Date Issued: 2007Esta tese esta incluída no conjunto de estudos sobre a formação médica no Brasil. Considera-se a abordagem psicodinâmica da identidade e identidade profissional, enfocando o jovem estudante de medicina ao vivenciar o ... -
Saber e prática docente na transformação do ensino médico: reflexões a partir da fala de preceptores do curso de Medicina da UFF
| Date Issued: 2005Este estudo procura discutir a concepção de ensino-aprendizagem dos preceptores da disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado II (TCSII) da UFF, visando levantar elementos para a reflexão da prática docente no processo ... -
Saberes e esquemas de ação docente em saúde coletiva
| Date Issued: 2010Esta tese destaca a polissemia de sentidos da docência como pressuposto de um maior alcance das aspirações presentes nos dispositivos tecnopolíticos e normativos do Sistema Único de Saúde – SUS que se dedicam as questões ... -
Saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: da Formação Médica à Atuação Profissional
| Date Issued: 2019Introdução: A população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) está inserida em um contexto peculiar com relação ao grau de vulnerabilidade à saúde, trazendo desafios para a consolidação do Sistema ... -
Sob o signo da distinção: formação e atuação da elite médica cearense (1913-1948)
| Date Issued: 2012A pesquisa intitulada Sob o signo da distinção: formação e atuação da elite médica cearense (1913-1948) analisa as estratégias e práticas (sociais, políticas e econômicas) empreendidas por um restrito grupo de profissionais ... -
Tecnologias educacionais construtivistas como estratégia de legitimação para a formação médica preconizada no SUS
| Date Issued: 2020A formação de profissionais médicos tem sido objeto de múltiplas pesquisas e intervenções nas instituições de ensino superior do país, tendo em vista as dificuldades de superação do perfil flexneriano hegemônico. Em ... -
(Trans) Formação da educação médica: é possível mudar o perfil do egresso com base em modificações no método de ensino-aprendizagem?
| Date Issued: 2011Esta tese é constituída por cinco artigos científicos que abordam as transformações contemporâneas da educação médica e focalizam na pergunta da possibilidade de mudança do perfil do egresso com base em modificações ... -
A Transformação Curricular e a Escolha da Especialidade Médica
| Date Issued: 2014A reforma curricular implantada em 2005 no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) com a utilização das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no caso a aprendizagem baseada ...