Browsing by Author "Pronko, Marcela Alejandra"
Now showing items 26-45 of 50
-
O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo
Neves, Lúcia Maria Wanderley et al. | Date Issued: 2008O Mercado do Conhecimento e o Conhecimento para o Mercado alinha-se à uma abordagem no método e no conteúdo, no duplo movimento das dimensões de universalidade das relações de produção capitalistas e das condições e mediações ... -
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma estratégia metodológica na formação do enfermeiro
Sampaio, Cecília da Silva | Date Issued: 2022Ao analisar a formação do enfermeiro, desde sua origem até os dias atuais, podemos perceber a evolução do ensino da enfermagem e da enfermagem enquanto categoria profissional. Essa evolução mantém uma sintonia com o contexto ... -
O movimento da tecnologia social no Brasil contemporâneo
Fonseca, Zilma Catarina Libania da | Date Issued: 2013As tecnologias não são neutras, são construídas socialmente num determinado momento histórico e surgem e se desenvolvem em enredadas relações sociais. Como qualquer construção social, são perpassadas por interesses sociais ... -
O movimento Todos pela Educação e a contrarreforma do Ensino Médio
Santos, Elielsom Oliveira dos | Date Issued: 2020Esse trabalho teve como objetivo investigar o processo de implementação da Contrarreforma do Ensino Médio e os principais atores que incidem na política educacional no Brasil. Para isso, a pesquisa analisou o papel que o ... -
Os novos modelos de gestão na saúde do Rio de Janeiro/RJ: as diferentes formas de contratação de recursos humanos na gestão do SUS
Canellas, Paula Soares | Date Issued: 2014Esta dissertação buscou estudar a configuração das ofensivas do capital em voga na contemporaneidade, tomando como base o SUS, onde tem se desenvolvido uma política de mudanças na lógica dos serviços públicos estatais e ... -
Nutrição no Brasil: surgimento, regulamentação e formas de organização, mobilização e luta dos trabalhadores, na cidade do Rio de Janeiro
Ferraz, Luiza de Freitas | Date Issued: 2019No cenário mundial, a emergência do campo da Nutrição, seja como ciência, política social e/ou profissão, é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX. O presente estudo tem o objetivo principal ... -
O psicólogo escolar como agente do processo de inclusão
Fernandez, Larissa Valentino | Date Issued: 2023O presente trabalho se insere na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Planejamento e Gestão do Trabalho, da Educação e da Saúde” do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), à medida ... -
A “permanência” da Política Nacional de Educação Popular em Saúde do SUS no Brasil contemporâneo: um contexto de relações de força e transformações sociais
Silva, Júlio César Sanches | Date Issued: 2019O objetivo desta dissertação consiste na análise de situações de relações de forças no Sistema Único de Saúde (SUS), para apreender o processo da luta de classes no seio do Estado Brasileiro. O ponto de partida dessa análise ... -
A perspectiva de gênero na educação de jovens e adultos – desafios e estratégias na EJA Manguinhos
Souza, Suellen Araújo | Date Issued: 2020O presente estudo trata-se de uma investigação acerca da trajetória das discussões de Gênero e a modalidade Educação de Jovens e Adultos. Este objeto revela por meio do materialismo histórico dialético como se desenvolveu ... -
Plano de mobilização social pela educação: o trabalho voluntário na conquista de corações e mentes
Silva, Priscila Talita Oliveira | Date Issued: 2014O presente trabalho é resultado de uma analise das políticas educacionais que fomentam o trabalho voluntário no âmbito educacional, apontando como essas práticas voluntárias vem sendo formatadas no sentido de corresponder ... -
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em relação às ações formativas executadas pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
Assis, Poliana Cabral de | Date Issued: 2019A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), no Estado de Minas Gerais, em relação às ações formativas executadas pela Escola de Saúde Pública do Estado de ... -
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: um "equilíbrio" coletivo?
Saucedo, Danieli Naziazeno | Date Issued: 2018A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), criada em 2006, é definida como um instrumento pró Sistema Único de Saúde (SUS), que tem por objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando ... -
Políticas de educação inclusiva no Brasil: uma análise da educação escolar para as pessoas com deficiência
Moura, Adriana Carvalho da Silva de | Date Issued: 2015O presente estudo analisa a adoção da política de educação inclusiva pelo Brasil, com ênfase nas pessoas com deficiência, tendo em vista a influência das orientações internacionais para a educação, como a Declaração Mundial ... -
Políticas públicas de educação, saúde e assistência social: o atendimento à pessoa com deficiência no município de Niterói/RJ
Franco, Karine Serpa | Date Issued: 2018A presente pesquisa analisa os desafios e as possibilidades de intersetorialidade existentes entre as políticas públicas de Educação, Saúde e Assistência Social no atendimento à pessoa com deficiência no município de ... -
A privatização da formação dos trabalhadores do SUS: discurso e ideologia em materiais educacionais de uma instituição beneficente de saúde
Mesquita, Juliana Fonseca de Oliveira | Date Issued: 2019A dissertação teve como objetivo analisar o material educacional produzido por uma entidade beneficente para a formação de trabalhadores do SUS, considerando os processos de privatização da saúde. Nesse sentido, a hipótese ... -
Processos históricos da Escola Municipal de Saúde de São Paulo na perspectiva de seus trabalhadores: entre o mito e a realidade
Trautwein, Carmen Tereza Gonçalves | Date Issued: 2019Atualmente no Brasil, existem quarenta e uma escolas de governo federal, estaduais e municipais que têm por finalidade a formação profissional de trabalhadores da saúde. Este estudo trata da Educação Profissional em Saúde ... -
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e a educação escolar da classe trabalhadora
Costa, Fernanda Cosme da | Date Issued: 2015Esta dissertação apresenta dados sobre a Política de Educação Profissional brasileira a partir da análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), entre os anos de 2011 e 2014. Tal estudo ... -
Projeto Autonomia: o privado e o público nas escolas estaduais do Rio de Janeiro
Ramos, Francineide Castilho | Date Issued: 2016A participação do empresariado na educação brasileira é um processo de longa data, com presença assídua em reuniões educacionais junto ao Ministério da Educação (MEC), como propositores de políticas educacionais enunciadas ... -
A relação entre o Museu da Vida/FIOCRUZ e o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA-MARÉ): trabalho colaborativo na construção de um processo educacional emancipatório?
Dias Netto, João Paulo Sobral | Date Issued: 2017Esta pesquisa consiste em um estudo de caso observacional que tem como objetivo analisar a relação desenvolvida entre o Museu da Vida/Fiocruz e o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA-Maré) entre 2013-2016, ... -
Secretaria de Saúde do Estado do Amapá e Escola Técnica do SUS: percursos e percalços na formação técnica dos trabalhadores em saúde
Costa, Marcilene dos Santos | Date Issued: 2019O presente trabalho tem o objetivo de investigar a formação e a qualificação dos trabalhadores técnicos da saúde do estado do Amapá, a fim de compreender as responsabilidades e contribuições da Secretaria de Estado da Saúde ...