Browsing by Author "Pires, Felipe do Espirito Santo Silva"
Now showing items 1-10 of 10
-
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula por estudantes da educação básica na rede pública
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva et al. | Date Issued: 2012Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, ... -
Canastra humana : um jogo para complementar o ensino e a aprendizagem dos sistemas do corpo humano
Graciano, Solange Freitas Cugolo | Date Issued: 2021O jogo lança sobre os seres humanos um fascínio carregado de elementos lúdicos, sendo comumente utilizado por docentes na educação básica. Além de promover a interação entre os estudantes e o docente, os jogos colaboram ... -
O conceito de saúde integral ou holística na ótica de docentes e discentes em uma escola de educação básica confessional
Costa, Delano de Carvalho | Date Issued: 2024O conceito de saúde construído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, declara saúde como "estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença ou incapacidade”, inserindo mais ... -
As doenças negligenciadas e os determinantes sociais da saúde no contexto da investigação em ensino
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva et al. | Date Issued: 2017Este trabalho tem a intenção de servir como um referencial no campo das doenças negligenciadas, bem como enriquecer a formação de professores e investigadores da área de ensino. Nesse sentido, destacamos a importância dos ... -
As histórias em quadrinhos e suas possibilidades de inclusão: a criança com deficiência como protagonista
Lima, Adezilton Cordeiro de | Date Issued: 2022As histórias em quadrinhos, ou nona arte, não ficam a dever à cultura considerada erudita, uma vez que são capazes de proporcionar um enfoque lúdico e inovador a diversos temas por meio da associação entre imagens e palavras. ... -
Inovações educacionais para o desenvolvimento do tema de doenças negligenciadas no ensino médio com jogos e oficinas dialógicas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2014Nosso trabalho desenvolveu e testou inovações educacionais para a abordagem do tema de doenças negligenciadas no ensino médio. Foi elaborado em consonância com a recomendação de organismos internacionais e nacionais para ... -
Jogo "Infectando": uma abordagem lúdica e contextualizada para o ensino de doenças negligenciadas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2019As doenças negligenciadas são doenças associadas à pobreza, sem interesse para a grande indústria farmacêutica global, geradas pelas desigualdades socioeconômicas e perpetuadoras dessas desigualdades, causadas por agentes ... -
Jogo Pacinsetos: uma abordagem lúdica para o ensino do ciclo de vida dos insetos
Oliveira, Carmen Lúcia de. | Date Issued: 2022O trabalho é uma pesquisa sobre insetos, tema transversal abordado em Zoologia no 7º ano do Ensino Fundamental. Inspirado no jogo de cartas Paciência Spider, propõe uma reflexão sobre Ciência e Arte e em como apresentar ... -
“Muito Além do Peso” – Uma Discussão sobre Obesidade numa Dimensão Pedagógica
Vido, Maria da Penha Martins et al. | Date Issued: 2020A alimentação é reconhecida como um direito humano fundamental pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Atualmente, hábitos alimentares pouco saudáveis e redução na prática de atividades físicas podem estar ... -
Neglected Diseases in Brazilian Biology Textbooks
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva et al. | Date Issued: 2017