Navegação por autor "Silva, Robson Coutinho"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 35
-
Biossegurança On-lineuma proposta de sensibilização à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
Santos, Monica Jandira dos | Data do documento: 2015Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), modelos alternativos de ensino e aprendizagem têm sido propostos na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, focalizados em situações ... -
Caracterização do ambiente inflamatório cardíaco e estudo de interações células T/endotélio em camundongo mdx/md
Cascabulho, Cynthia Machado | Data do documento: 2012A Distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença recessiva ligada ao cromossomo X que afeta 1 a cada 3500 meninos nascidos vivos e é causada por mutações no gene da distrofina. A ausência da distrofina leva à degeneração ... -
Ciências e Língua Portuguesa no 5º ano do ensino fundamental: uma perspectiva interdisciplinar de ensino e aprendizagem destas disciplinas
Bevilacqua, Gabriela Dias | Data do documento: 2017A disciplina de Ciências tem características que propiciam o desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula, que favorecem a participação do estudante e seu envolvimento ativo no processo de aprendizagem. O potencial ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino | Data do documento: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ... -
Concepções discentes sobre Imunologia e Sistema Imune Humano
Andrade, Viviane Abreu de et al. | Data do documento: 2016As concepções dos educandos acerca de um tema, sob a perspectiva cognitivista de aprendizagem, exercem influência sobre os processos de construção do conhecimento realizados pelo aprendiz. Assim, o conhecimento e a ... -
Differential modulation of ATP-induced P2X7-associated permeabilities to cations and anions of macrophages by infection with Leishmania amazonensis
Silva, Camila Marques da et al. | Data do documento: 2011 -
A Divulgação científica como ferramenta didática para a formação continuada de professores de Ciências e Biologia
Silva, Rômulo Wesley Nascimento | Data do documento: 2022Presenciamos um tempo que a informação é transmitida em velocidade e quantidade muito elevadas e em um tempo muito curto. A forma crítica e argumentativa presente na divulgação científica é pouco explorada como uma estratégia ... -
O ensino de ciências no sexto ano escolar: contribuições de atividades práticas e colaborativas no processo de aprendizagem.
Bevilacqua, Gabriela Dias | Data do documento: 2012O desenvolvimento da educação científica no ensino básico é discutido e ressaltado tanto por teóricos da área de ensino como pelo governo brasileiro, como pode ser observado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A ... -
Envolvimento de receptores da resposta imune inata e dos inflamassomos na biogênese e função dos corpúsculos lipídicos durante infecção por Mycobacterium bovis BCG
Freitas, Carla | Data do documento: 2014Corpúsculos lipídicos (CLs) são organelas citoplasmáticas altamente associadas à resposta inflamatória. Eles estão presentes em diversos tipos celulares e podem aumentar em número e/ou tamanho frente à situações infecciosas. ... -
Estudo de polimorfismos no gene do receptor P2X7 na suscetibilidade à tuberculose
Oliveira, Carla Santos de | Data do documento: 2012Diversos estudos têm associado P2X7R, expresso em macrófagos, com a morte de M. tuberculosis por diferentes mecanismos. Alguns estudos têm sugerido que polimorfismos no gene P2X7R podem afetar a susceptibilidade ou resistência ... -
Estudos in silico do comportamento dinâmico do receptor P2x7 humano
Soares, Rafael Ferreira | Data do documento: 2015O receptor P2X7, contido na família de receptores P2, é um receptor inotrópico purinérgico, cátion seletivo, ativado por nucleotídeos (ATP). Esses receptores são expressos em células do sistema nervoso central, periférico ... -
Extracellular ATP induces cell death in human intestinal epithelial cells
Souza, Carolina O. et al. | Data do documento: 2012 -
Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um Museu de Ciência a partir do viés critico-reflexivo
Pereira, Grazielle Rodrigues et al. | Data do documento: 2017No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade ... -
Gap junction reduction in cardiomyocytes following transforming growth factor- β treatment and Trypanosoma cruzi infection
Waghabi, Mariana C. et al. | Data do documento: 2009 -
A Imunologia no segundo segmento do Ensino Fundamental Brasileiro
Andrade, Viviane Abreu de et al. | Data do documento: 2015O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica documental sobre a Imunologia no 2º segmento do Ensino Fundamental (EF) brasileiro. Foram realizados levantamentos em quatro bases de dados e no site de busca ... -
In silico and pharmacological study of N,S-acetal juglone derivatives as inhibitors of the P2X7 receptor-promoted in vitro and in vivo inflammatory response
Pacheco, Paulo Anastácio Furtado et al. | Data do documento: 2023 -
Infection with Leishmania amazonensis upregulates purinergic receptor expression and induces host-cell susceptibility to UTP-mediated apoptosis
Silva, Camila Marques da et al. | Data do documento: 2011 -
Macrophage P2X7 Receptor Function Is Reduced during Schistosomiasis: Putative Role of TGF-𝛽1
Oliveira, Suellen D`arc Santos et al. | Data do documento: 2014 -
Mast cell function and death in Trypanosoma cruzi infection
Batista, Marcelo Meuser et al. | Data do documento: 2011 -
Mediadores de centros e museus de ciência brasileiros: quem são esses atores-chave na mediação entre a ciência e o público?
Carlétti, Chrystian | Data do documento: 2016No Brasil, os mediadores são peças fundamentais para o diálogo entre os espaços científico-culturais e o público; cerca de 95% dessas instituições contam com seu trabalho. Porém, apesar de estarem presentes em quase todos ...