EPSJV - TES - Volume 7 - Suplemento 1
Submissões recentes
-
A historicidade do percurso do GT trabalho e educação: uma análise para debate
| Data do documento: 2009Neste trabalho, retomamos os aspectos principais de um trabalho anterior que teve o objetivo de dar prosseguimento ao balanço da produção científica do GT Trabalho e Educação, a partir dos trabalhos selecionados e discutidos ... -
Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas
| Data do documento: 2009O presente texto busca explicitar a concepção de educação e de projeto de sociedade que está na origem e desenvolvimento da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, tarefa teórica e ético-política que se impõe com o ... -
O programa marxiano de educação e o fundamento da práxis
| Data do documento: 2009Este artigo pretende afirmar a idéia da existência de um programa marxiano de educação dentro do qual se destacam: o trabalho, a escola e a práxis como atividade político-educativa. Defende-se que o problema da educação ... -
O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia
| Data do documento: 2009É desejável e necessário compreender historicamente a origem da concepção de politecnia associada à formação integrada, assim como da própria formação integrada, dois termos cuja polissemia pode conduzir a interpretações ... -
Concepções e práticas pedagógicas nas escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições
| Data do documento: 2009O presente artigo apresenta resultados empíricos de pesquisa sobre as concepções e práticas das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET-SUS), influenciadas pelas políticas de educação profissional em saúde dos anos ... -
O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde no Brasil
| Data do documento: 2009Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa "Formação de tecnólogos em saúde no Brasil: tendências, situação atual e a relação quantidade-qualidade". Inicialmente, são analisados dados dos censos da educação ... -
Estudos comparados: sua epistemologia e sua historicidade
| Data do documento: 2009A comparação parte da analogia que é o processo de perceber as diferenças e semelhanças na relação com o outro, pessoas e objetos. A questão do outro e do reconhecimento da alteridade é a base do conhecimento da identidade ... -
A questão da tecnologia na relação trabalho-educação: as concepções aos argumentos e às formulações legais
| Data do documento: 2009A partir dos discursos sobre tecnologia presentes nas falas mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e ...