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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63466
O TEMA 793 DO STF E O DIRECIONAMENTO DO CUMPRIMENTO DAS PRESTAÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE CONFORME AS REGRAS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESTABELECIDAS NO SUS
Tema 793 de la Corte Suprema y la dirección del cumplimiento de los beneficios de salud de acuerdo con las reglas para la división de competencias establecidas en el SUS de Brasil
Nogueira, Marcia Coli | Date Issued:
2019
Alternative title
The item 793 of the Supreme Court and the compliance for health benefits according to the rules for the division of competences established for Brazilian SUSTema 793 de la Corte Suprema y la dirección del cumplimiento de los beneficios de salud de acuerdo con las reglas para la división de competencias establecidas en el SUS de Brasil
Author
Affilliation
Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: analisar o Tema 793 do STF, que trata da responsabilidade solidária dos entes federados pelo dever de prestar assistência à saúde, e que exigiu do magistrado que direcione o cumprimento da obrigação conforme as regras de repartição de competências. Metodologia: o trabalho utilizou o método dedutivo para compreender os diversos aspectos insertos no voto do relator Ministro Edson Fachin sobre o tema da repartição de competência no SUS, que culminou com a Tese 793 do STF. Resultados: o artigo apresenta as regras básicas de financiamento da assistência farmacêutica; fornece parâmetros para identificar o ente responsável pela prestação da saúde; indica formas de diminuir os custos da judicialização e aponta a União Federal como a maior responsável pelo financiamento da assistência farmacêutica. Conclusão: o Tema 793 não conseguiu ainda trazer uma unicidade das decisões judiciais, e não é claro sobre qual ente federado deva compor o polo passivo e ser condenado nas prestações da saúde. A identificação do devedor da prestação deve ser uma preocupação dos litigantes e dos operadores do direito, inclusive para assunção das eventuais penalidades por descumprimento.
Abstract
Objective: To overview the Item 793 of the Federal Supreme Court, which deals with the
joint liability of federated entities for the duty to provide health care, and which required the
magistrate to direct the fulfillment of the obligation according to the rules for the division of
competences. Methodology: the the deductive method was applied to understand the
various aspects inserted in the vote of the rapporteur Minister Edson Fachin on the subject
of the division of competences in the Brazilian public health care system, SUS, which
culminated in the Item 793 of the Federal Supreme Court. Results: this paper presents the
basic rules for financing pharmaceutical assistance; providing parameters for identifying the
provider of health care; it also indicates ways to reduce the costs of judicialization and points
to the Federal Union as the main responsible for financing pharmaceutical assistance. Conclusion: Item 793 has not yet been able to bring a single court decision, and it is not
clear about which federated entity should male part of the factual matter and be condemned
in health benefits. The identification of the debtor of the benefit should be a concern of the
litigants and the legal operators, including the assumption of possible penalties for noncompliance.
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Objetivo: analizar el Tema 793 de la Corte Suprema, que se ocupa de la responsabilidad
conjunta y solidaria de las entidades federadas por el deber de brindar atención médica, y
que requiere que el magistrado dirija el cumplimiento de la obligación de acuerdo con las
reglas para la división de competencias. Metodología: el trabajo utilizó el método deductivo
para comprender los diversos aspectos insertados en la votación del relator Ministro Edson
Fachin sobre el tema de la división de competencias en el SUS, que culminó con el Tema
793 del STF. Resultados: el artículo presenta las reglas básicas para financiar la asistencia
farmacéutica; proporciona parámetros para identificar al proveedor de atención médica;
Indica formas de reducir los costos de la judicialización y señala a la Unión Federal como el
principal responsable de financiar la asistencia farmacéutica. Conclusión: el Tema 793 aún
no ha sido capaz de presentar una decisión judicial única, y no está claro qué entidad
federada debería conformar el polo pasivo y ser condenado en beneficios para la salud. La
identificación del deudor del beneficio debe ser una preocupación de los litigantes y los
operadores legales, incluida la asunción de posibles sanciones por incumplimiento.
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