Browsing IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing items 21-40 of 150
-
Dupla excepcionalidade: diferenciais na vida e na sociedade para o ensino em biociências e saúde
| Date Issued: 2023A Dupla Excepcionalidade representa a combinação das altas habilidades ou superdotação com um tipo de deficiência sensorial, física ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento, inclusive Transtorno do Espectro ... -
A inclusão de pessoas com deficiência visual em um museu itinerante de ciências: vozes dos públicos com deficiência visual e de mediadores normovisuais
| Date Issued: 2023Os museus de ciências são instituições relevantes para difusão e popularização da ciência, ensino e para formação cidadã. Os museus itinerantes ampliam as ações museais, levando-as a locais muitas vezes distantes dos grandes ... -
Aprendizagem sobre o sistema nervoso no ensino fundamental
| Date Issued: 2023O Sistema Nervoso (SN) é conteúdo fundamental e faz parte do currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Embora essencial ao letramento científico e à compreensão dos fenômenos biológicos, sociais e tecnológicos envolvidos ... -
O uso de álcool na gestação e os riscos e consequências para o feto: um estudo de caso com usuários do Sistema Único de Saúde em um Centro de Saúde Escola
| Date Issued: 2023O álcool ingerido durante a gravidez chega livremente até o feto em desenvolvimento dentro do útero. As deficiências decorrentes da exposição do feto ao álcool são resumidas pela expressão Transtorno do Espectro Alcoólico ... -
As redes sociais e o letramento científico: identificação crítica de fake news por estudantes universitários em tempos de pandemia
| Date Issued: 2023Profissionais de saúde e estudantes universitários da área da saúde possuem um papel importante no enfrentamento à desinformação. A maneira como falam sobre ciência e entendem a sua importância na disseminação das informações ... -
À luz da evolução: uma análise do conteúdo de genética em livros didáticos das coleções de ciências da natureza no PNLD 2021
| Date Issued: 2023A legislação que rege o Ensino Médio estabelece a vigência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com descrição de habilidades específicas para os estudantes, não só relacionadas à sua formação, mas também aos conteúdos ... -
Facilitação educativa em Tuberculose baseada na abordagem centrada na pessoa para adolescentes afetados pela doença
| Date Issued: 2022A tuberculose (TB) continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e os adolescentes são um grupo frequentemente negligenciado nas agendas de pesquisa e estratégias de controle da TB. Os adolescentes têm ... -
Recurso didático sobre mamíferos: elaboração de um jogo a partir das concepções de alunos do 7º ano de uma escola pública
| Date Issued: 2022Os processos de ensino-aprendizagem devem ter como um dos objetivos despertar o interesse dos estudantes para os temas que fazem parte dos conteúdos abordados. Diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados na prática ... -
Poluição Ambiental desfocada: percepções de Educadores de Ciências e Biologia e uma nova perspectiva para ensinar
| Date Issued: 2022A Poluição Ambiental é um dos principais impactos ambientais com foco nas consequências do fenômeno para os seres vivos, atingindo todo o planeta. O entendimento global do efeito da poluição é dificultado, devido a estrutura ... -
A Divulgação científica como ferramenta didática para a formação continuada de professores de Ciências e Biologia
| Date Issued: 2022Presenciamos um tempo que a informação é transmitida em velocidade e quantidade muito elevadas e em um tempo muito curto. A forma crítica e argumentativa presente na divulgação científica é pouco explorada como uma estratégia ... -
Expresso Chagas XXI: a consolidação do espaço da Associação Rio Chagas nas atividades de divulgação científica, ensino não-formal, promoção e educação em saúde
| Date Issued: 2022No ano de 2019 foi realizado o Expresso Chagas XXI (EC21) no estado de Minas Gerais (MG), uma tecnologia social educacional idealizada e construída de modo colaborativo através do diálogo entre cientistas de Fiocruz e ... -
Uso do design thinking e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia na criação de recurso educacional aberto para falar de tuberculose na infância
| Date Issued: 2022Introdução: A tuberculose (TB), em suas formas latente e ativa, é uma doença com alta relevância na saúde pública, responsável por 10 milhões de casos/ano e pela morte de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Crianças e ... -
O uso da realidade aumentada como estratégia de popularização das cardiopatias, em um centro de ciências itinerante
| Date Issued: 2022A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que pode ser usada em diversas áreas, com alto potencial para o ensino. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte mundial envolvidas com a gravidez, onde ... -
Os mediadores da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus desafios diante da pandemia (SARS-CoV-2)
| Date Issued: 2022O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador ... -
Cartas sobre uma polêmica e outras histórias da Doutrina das Cores de Goethe
| Date Issued: 2022A história da luz e das cores é repleta de episódios polêmicos, alguns bastante conhecidos de pesquisadores e professores de física. Porém, aquele que foi protagonizado pelo poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe contra ... -
A Trajetória Conceitual da Deficiência Intelectual e a Prática Pedagógica
| Date Issued: 2022A presente pesquisa bibliográfica pautada na matriz histórico-cultural,descreve a evolução conceitual da Deficiência Intelectual (DI), considerando as suas repercussões na prática pedagógica. Especificamente, apresenta as ... -
Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde
| Date Issued: 2022O presente estudo investigou a integração da abordagem CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes aplicada ao ensino em biociências e saúde, se desdobrando em intervenções em promoção da saúde. Salienta-se que infelizmente, ... -
Escola promotora de saúde e cidadania: ações de divulgação científica e prevenção das hepatites virais
| Date Issued: 2022A escola, seus profissionais e as ações pedagógicas são pilares fundamentais para fomentar uma sociedade crítica e emancipada. Este espaço também se revela favorável para a promoção da saúde e para a popularização e ... -
A participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artes
| Date Issued: 2022O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir de narrativas de mulheres que participaram do movimento operário de Volta Redonda, por meio da identificação de características dessa participação, durante ... -
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ...