Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Rights "open access"
Now showing items 1-10 of 98
-
Acessibilidade da comunidade surda a informações sobre doenças epidêmicas ou prevalentes no Brasil: divulgação on-line para proteção à saúde e cidadania
| Date Issued: 2019O oferecimento do acesso à saúde e às informações que permitam a prevenção de doenças sem excluir as pessoas com deficiência ou que são minorias linguísticas é um objetivo primordial para alcançar uma sociedade justa. A ... -
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
| Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
| Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Agentes de combate às endemias no Acredas histórias de vida à formação profissional
| Date Issued: 2017A designação Agentes de Combate às Endemias corresponde no Brasil a uma categoria socioprofissional legalmente regulamentada, descentralizada nos municípios do país no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos ... -
Alegria para a saúde:a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia para o Sistema Único de Saúde
| Date Issued: 2009A prática da liberdade só encontra adequada expressão em uma pedagogia na qual o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se com alegria, como sujeito de sua própria destinação histórica. O ... -
Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva
| Date Issued: 2011Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por ... -
Alunos, professores, pessoaso papel da subjetividade no ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II
| Date Issued: 2017Apesar de pesquisadores reconhecerem há tempos a importância da subjetividade de professores e alunos no processo pedagógico as investigações em torno desta temática permanecem pouco frequentes. Dentro do campo de Ensino ... -
Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A Aprendizagem Significativa da Biomecânica e da Análise Qualitativa do Movimento por professores de Educação Física
| Date Issued: 2015A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes e parece ser pouco utilizada por professores de Educação Física. Assumindo este conhecimento ...