Navegação EPSJV - Trabalhos Apresentados em Eventos por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 118
-
XVII Encontro da Rede de Bibliotecas Fiocruz 2023 - Semana Internacional do Acesso Aberto – 2023
| Data do documento: 2023Contém os trabalhos apresentados durante o XVI Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, no período de 24 a 26 de outubro de 2023. -
“É desmotivador! É constrangedor!” O acesso as práticas de atividade física e esportiva por mulheres e a interseccionalidade
| Data do documento: 2023O acesso as práticas de Atividades Físicas e Esportivas no Brasil, se apresenta como uma manifestação das opressões vivenciadas por corpos femininos. A interseccionalidade insurgiu das feministas negras ao produzirem ... -
Ciência em Jogo: criação coletiva de RPG sobre mulheres na Ciência
| Data do documento: 2022A partir da demanda por estratégias para fomentar o acesso e permanência de meninas e mulheres nas ciências, o presente artigo relata a experiência desenvolvida até o momento no projeto “Ciência em Jogo: intercâmbio de ... -
Jogando “o mundo do trabalho”: experiência docente no curso técnico de análises clínicas
| Data do documento: 2022A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio atua na educação profissional em saúde. Os alunos são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores inseridos nos serviços de saúde. A Iniciação à Educação ... -
Racismo, perspectiva interseccional e trabalho no SUS
| Data do documento: 2022O racismo é produzido e reproduzido socialmente, está presente direta ou indiretamente no cotidiano das instituições, dentre elas os serviços de saúde do SUS. Apresentamos resultados parciais do estudo “Formação, Trabalho ... -
Desenhar jogos rascunhando relações na educação profissional em saúde
| Data do documento: 2021Discute uma prática de criação de jogos analógicos como estratégia colaborativa de aprendizagem na Educação Profissional em Saúde. A pesquisa busca sustentar o Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos ... -
Design mediando dialogismo na criação de jogos analógicos na escola
| Data do documento: 2021Esta pesquisa discute uma face da criação de jogos analógicos por alunos e professores como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino- aprendizagem, mediada por abordagens metodológicas do ... -
Revisitando ensinamentos de programas de educação em saúde reprodutiva para mulheres no Rio de Janeiro
| Data do documento: 2021O Brasil vem testemunhado consideráveis desenvolvimentos em saúde reprodutiva para mulheres desde a metade do século vinte. Porém, há alguns movimentos que dificultam novos progressos. Este artigo destaca alguns deles. O ... -
Semeando o Cuidado, um jogo cooperativo de tabuleiro sobre plantas medicinais e educação popular em saúde
| Data do documento: 2021Este artigo fundamenta a criação participativa de um jogo cooperativo como recurso para a Educação Popular em Saúde, apresentando os fundamentos do jogo, o desenvolvimento e as decisões de design, a avaliação inicial pela ... -
O imaginário do/no currículo da educação básica: a pesquisa como construção simbólica e como fazer pedagógico
| Data do documento: 2020Este painel tem a intenção de problematizar o currículo, da Educação Básica e Superior, nas suas perspectivas de formação, para os sujeitos envolvidos: professores e estudantes. Nos propomos a estabelecer conexões sobre ... -
Criação de jogo analógico na educação profissional em saúde: colaboração e dialogismo no desenvolvimento de um olhar crítico
| Data do documento: 2020Este trabalho tem como objetivo discutir a criação de um jogo analógico sobre uma questão de saúde (o Sistema de Regulação de vagas do Sistema Único de Saúde) com estudantes no contexto da Educação Profissional em ... -
Olhares para o design de jogos analógicos em contextos formais de educação básica brasileira: abordagens projetuais participativas na construção de situações de ensino-aprendizagem polifônicas
| Data do documento: 2020Objetivo deste artigo é discutir processos participativos de design de jogos analógicos que buscam inserir saberes de grupos sociais invisibilizados em contextos da Educação Básica e incluir a participação dos estudantes ... -
Diários de quarentena em jogos digitais narrativos: letramentos e criação colaborativa de jogos por estudantes na pandemia
| Data do documento: 2020O presente artigo destaca a iniciativa e resultados preliminares do projeto "FazGame Com Ciência: Diário de Quarentena", de criação colaborativa de jogos digitais narrativos no contexto da pandemia. Utilizando a plataforma ... -
Arte e ciência em processos formativos em iniciação científica no ensino médio: desafios epistemológicos
| Data do documento: 2020O texto explora a interseção entre arte e ciência nos processos formativos de iniciação científica no Ensino Médio, focando nos desafios epistemológicos dessa integração. A reflexão enfatiza como a experiência estética ... -
A relevância do ensino de Sociologia na formação acadêmica e profissional de jovens no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
| Data do documento: 2019O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), no Rio de Janeiro, possibilita há mais de trinta anos que estudantes no ensino médio iniciem as atividades científicas por convênios firmados com ... -
Recrutamento para carreira científica no Brasil contemporâneo: um estudo prosoprográfico sobre o Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
| Data do documento: 2019Resumo de trabalho apresentado em evento que apresenta questão da pesquisa e justificativa do objeto específico do estudo e do método de pesquisa. -
Deslocamentos nas carreiras de pesquisadores na Fundação Oswaldo Cruz
| Data do documento: 2018-10Este estudo compara as trajetórias de 21 pesquisadores na Fundação Oswaldo Cruz, focando nos deslocamentos físicos e na incorporação de novas áreas de conhecimento para o desenvolvimento de suas carreiras, através de uma ... -
Um corpo que dói: representações barrocas e performances contemporâneas: olhares sobre a arte, nas fronteiras com a ciência
| Data do documento: 2018-10O texto explora a intersecção entre arte e ciência através da representação da dor ao longo da história, destacando tanto as tensões estéticas barrocas quanto as impactantes performances contemporâneas. Ao analisar obras ... -
A iniciação científica na educação básica: problematizando o lugar dessa reflexão a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
| Data do documento: 2018-07O texto discute a importância e os desafios da iniciação científica na educação básica, focando particularmente no ensino médio, a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. ...