Browsing by Author "Castro, Helena Carla"
Now showing items 11-30 of 31
-
O Ensino de Ciências e a experimentação animal: as concepções de calouros das Ciências Biológicas sobre o uso de animais em práticas didático-científicas
Melgaço, Izabel Christina P. P. S. et al. | Date Issued: 2010O modelo animal empregado em experimentos científicos e situações didáticas nos diferentes níveis de escolaridade vêm sendo amplamente discutido pela Bioética no que se refere à instituição do respeito à vida durante o ... -
Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez
Pinto, Érica Ana | Date Issued: 2014O ensino de ciências ainda carece de abordagens práticas que permitam aos alunos a compreensão da natureza e de seus processos de forma contextualizada. Este ensino pode contribuir para diminuir as diferenças, inclusive ... -
O Ensino de Ciências para Surdos: criação e divulgação de Sinais em Libras
Winagraski, Erika | Date Issued: 2017A inclusão de todos os alunos no sistema de ensino brasileiro ainda é um grande desafio, pois mesmo tendo garantido por lei o direito à educação, os alunos com deficiências ainda carecem de atendimento adequado. Neste ... -
Espécies botânicas aromáticas: o uso do sentido olfativo para construção de conceitos científicos em Libras
Carvalho, Helder Silva | Date Issued: 2014O desenvolvimento do pensamento ocorre por meio da linguagem. Esse pensamento, que é fundamental para a evolução pessoal e social do indivíduo, pode ser expresso interna e externamente e ocorre por meio de uma língua, ... -
A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de educação física
Belmont, Rachel Saraiva | Date Issued: 2011A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, parece ser pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. ... -
Inovações educacionais para o desenvolvimento do tema de doenças negligenciadas no ensino médio com jogos e oficinas dialógicas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2014Nosso trabalho desenvolveu e testou inovações educacionais para a abordagem do tema de doenças negligenciadas no ensino médio. Foi elaborado em consonância com a recomendação de organismos internacionais e nacionais para ... -
Jogos virtuais no ensino: usando a dengue como modelo
Silva, Thais Dutra et al. | Date Issued: 2008 -
Lipoproteins from vertebrate host blood plasma are involved in Trypanosoma cruzi epimastigote agglutination and participate in interaction with the vector insect, Rhodnius prolixus
Moreira, Carlos José de Carvalho et al. | Date Issued: 2018 -
Material didático para o ensino de imunologia a indivíduos com necessidades educacionais especiais na perspectiva da surdez
Torres, Elenilde Maria dos Santos et al. | Date Issued: 2014O uso de estratégias didáticas na área de imunologia atua como um conjunto de instrumentos facilitadores do acesso ao conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo foi produzir materiais didáticos de baixo custo ou ... -
Overview of paratransgenesis as a strategy to control pathogen transmission by insect vectors
Ratcliffe, Norman A. et al. | Date Issued: 2022 -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
Corrêa, Roberta Pires | Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
A percepção dos professores no uso de Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Afonso, Luciana de Souza et al. | Date Issued: 2021Vivemos a pandemia do Covid-19 e nesse contexto, as atividades presenciais de Educação não formal precisaram ser alteradas e virtualizadas. O objetivo deste questionário é analisar a percepção dos Professores quanto ao uso ... -
Perceptions and Feelings of Brazilian Health Care Professionals Regarding the Effects of COVID-19: Cross-sectional Web-Based Survey
Corrêa, Roberta Pires et al. | Date Issued: 2021 -
The perceptions of Brazilian postgraduate students about the impact of COVID-19 on their well-being and academic performance
Corrêa, Roberta Pires et al. | Date Issued: 2022 -
Post-Graduation Professors and Coordinators with Special Needs: Perceptions about Teaching, and Working during COVID-19 Pandemic
Corrêa, Roberta Pires et al. | Date Issued: 2021 -
Questionário da Pesquisa: o uso da realidade aumentada, como estratégia de popularização em saúde, em um centro de ciências itinerante
Corrêa, Roberta Pires et al. | Date Issued: 2020 -
Realidade e Perspectivas do Ensino Tecnológico para Pessoas com Deficiência na Amazônia OcidentalO Caso do Instituto Federal do Acre
Freitas, César Gomes de | Date Issued: 2017Diferente dos tempos remotos, as pessoas com deficiência têm conseguido atingir os níveis mais altos de ensino no século XXI, chegando até aos cursos de pós-graduação. Dentro desse contexto que visa garantir a eles o direito ... -
Reflexões sobre o aluno, o professor, a família e as estratégias de ensino no contexto das altas habilidades ou superdotação
Pessanha, Juliana Antunes | Date Issued: 2021A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social ... -
Sportive Communication Board: A Low Cost Strategy to Improve Communication of BC3-Paralympics Boccia Athletes
Alves, Ana Paula de Araújo et al. | Date Issued: 2018 -
Students Conceptions from a Countryside Area of a Continental Nation about Sciences Practical Classes: A Brazilian Case Study
Pinto, Érica Ana et al. | Date Issued: 2022