Browsing by Author "Meirelles, Rosane Moreira Silva de"
Now showing items 1-20 of 68
-
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
Costa, Elaine Cristina Pereira | Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
Pereira, Elienae Genésia Corrêa | Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Análise das percepções de professores e profissionais de saúde sobre práticas educativas em saúde: subsídios para a estratégia integrada de prevenção da dengue.
Assis, Sheila Soares de | Date Issued: 2012A dengue integra o conjunto de doenças negligenciadas, constituindo-se como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. A abordagem dos aspectos relacionados ao processo saúde-doença é uma ... -
Análise de atividades experimentais de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio (PNLD 2018 e 2021) sob a perspectiva do ensino por investigação
Santos, Thaís Athayde dos | Date Issued: 2024O ensino de Botânica tem sido, ao longo da história do currículo brasileiro, pautado em uma metodologia tradicional e excessivamente teórica, contribuindo para que os alunos possuam dificuldade nesta temática, se distanciando ... -
Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde
Ferreira, Cristiane Pereira et al. | Date Issued: 2015O compromisso de ensinar conhecimentos historicamente acumulados tem dificultado a introdução e discussão de temas transversais, essenciais para que os alunos sejam preparados para viver e intervir em seu cotidiano. Em ... -
À luz da evolução: uma análise do conteúdo de genética em livros didáticos das coleções de ciências da natureza no PNLD 2021
Marçal, Isabela Ferraz | Date Issued: 2023A legislação que rege o Ensino Médio estabelece a vigência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com descrição de habilidades específicas para os estudantes, não só relacionadas à sua formação, mas também aos conteúdos ... -
Biodiversidade e sua conservação: abordagem nos cursos de licenciatura e representações sociais de licenciandos em Rio Branco - Acre
França, Irineide Ferraz Bezerra | Date Issued: 2018A problemática da conservação da biodiversidade é tema internacional de estudos e de políticas públicas. A Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta, e depende da dinâmica hidrológica e da manutenção da cobertura ... -
CienciArte como ferramenta no atendimento a estudantes superdotados
Martins, Felipe Rodrigues | Date Issued: 2023A superdotação está profundamente associada à evolução do conceito de inteligência que pode ser observado à luz de quatro vertentes teóricas: a psicométrica, a desenvolvimentista, a sociocultural e a cognitivista. Esta ... -
Ciência e Arte: um "Entre-lugar" no ensino de Biociências e Saúde
Oliveira, Denise Figueira et al. | Date Issued: 2012Este estudo examina a proposta das teses e dissertações na linha de pesquisa Ciência e Arte, defendidas de 2004 a 2009 no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em ... -
A classificação biológica nas salas de aula: modelo para um jogo didático
Costa, Leandro de Oliveira | Date Issued: 2012Historicamente a diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim algumas hipóteses sobre a relação entre os organismos vivos e ... -
Conceito de mutação biológica: influências e potencialidades no ensino de ciências
Nascimento, Juliana Macedo Lacerda | Date Issued: 2013As bases científicas do conceito de mutação biológica consagraram-se na segunda metade do século XX quando pesquisas anteriores se coadunaram com os avanços da Biologia Molecular. A capacidade de mudança na sequência dos ... -
Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
Oliveira, Denise Figueira de et al. | Date Issued: 2012As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido ... -
Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
Oliveira, Denise Figueira de et al. | Date Issued: 2012As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido ... -
A construção do campo da divulgação científica em espaços não formais no Brasil: contribuições de Maurice Bazin
Silva, Ludmila Nogueira da | Date Issued: 2024A divulgação científica é um campo recente no Brasil e em constante formação e, por isso, estudar a divulgação científica no país é estudar as diferentes formas pelas quais se originou e se consolidou esse campo. Para ... -
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade
Rocha, Vânia | Date Issued: 2008O Museu da Vida é um espaço da Fundação Oswaldo Cruz aberto ao público com missão de educar em ciência e saúde. Localizado no município do Rio de Janeiro, o museu promove educação em saúde nas diversas atividades oferecidas ... -
Corpo, sexualidade, gênero e as mediações culturais em revistas femininas juvenis: possibilidades de uso para o ensino não-formal
Cezar, Bartira dos Reis Rocha | Date Issued: 2013Este trabalho discute as concepções acerca das construções de corpo, gênero e sexualidade entre jovens escolares mediadas pelas revistas femininas juvenis Capricho e Atrevida em contexto de ensino não-formal. Buscou-se ... -
Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II: mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese
Bittencourt, Aline Lourenço | Date Issued: 2023O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritivos de comportamentos, interesses ou atividades, ... -
O desenvolvimento de uma sequência didática, baseada no ensino por investigação, para a promoção da alimentação
Santos, Manoela Atalah Pinto dos | Date Issued: 2016O Brasil tem vivenciado uma transição nutricional com crescentes casos de obesidade e redução dos índices de desnutrição. Os fatores que contribuem para esse fenômeno são as modificações decorrentes do estilo de vida, com ... -
Divulgação científica na internet um estudo de caso sobre a Ciência Hoje das Crianças Online
Corrêa, Mariana Rocha Amarante | Date Issued: 2015A disseminação de conceitos científicos fora do ambiente escolar pode ser feita de diferentes formas. Uma delas é a internet, que, por meio de páginas eletrônicas e redes sociais, atinge cada vez mais crianças e adolescentes ... -
E a vida humana, o que é? : O diálogo entre a ciência, a religião, os professores e o senso comum enriquecendo o ensino de ciências
Veneu-Lumb, Fernanda Azevedo | Date Issued: 2009Este estudo tem como objetivo recolher, sistematizar, analisar e comparar os discursos científicos, religiosos e de professores de ciências do Ensino Médio sobre a definição humana. Como produções sociais, ciência e religião ...