Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64427
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO ESTRATÉGIA PARA A GARANTIA DE DIREITO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA EM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
Alimentação saudável
Empoderamento
Agricultura sustentável
Santana, Maria da Conceição Paiva de | Date Issued:
2023
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
No contexto contemporâneo, as ameaças aos direitos humanos, principalmente, aos grupos populacionais mais vulnerabilizados e excluídos tanto no contexto urbano quanto no campo que compromete a segurança alimentar e nutricional. Este estudo tem por objetivo analisar as estratégias de educação popular desenvolvidas no projeto direitos e desafios para alimentação adequada e saudável, beneficiando as comunidades dos Sítios Frexeiras e Palmeiras em Chã Grande -PE. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, que considerou o período de execução da experiência o triênio de 2020 a 2022, recorreu-se a técnica de coleta de dados a pesquisa documental, e o procedimento de análise dos dados foi desenvolvido por meio do método de Sistematização de Experiências. O estudo apresenta uma compreensão ampliada da execução e alcance das estratégias de educação popular desenvolvidas no projeto, além de favorecer a socialização da experiência acumulada no projeto, contribuindo com a produção de conhecimentos teóricos a partir de uma experiência prática do Centro Nordestino de Medicina Popular na execução do projeto. Também foi elaborada uma cartilha para população, com base na experiência do projeto, abordando questões relativas ao direito à alimentação adequada e saudável e apresentando as receitas trabalhadas nas oficinas educação nutricional. Constatou-se que as estratégias educativas adotadas na experiência, utilizou-se de caminhos metodológicos pautados na criticidade e no diálogo, a partir do compartilhamento dos saberes proporcionando o estímulo dos envolvidos no projeto, na participação e protagonismo dos educandos em ações de incidência políticas, e emancipatórias em seus contextos de vida, visando assegurar o direto à alimentação saudável e adequada. Confirmando a lógica dos movimentos sociais conceber os processos educativos, constituindo aprendizagens para novas sociabilidades e, por conseguinte, novas práticas sociais.
Abstract
In the contemporary context, threats to human rights, mainly to the most vulnerable and excluded population groups both in the urban context and in the countryside, compromise food and nutritional security. This study aims to analyze the popular education strategies developed in the rights and challenges for adequate and healthy eating project, benefiting the communities of Sítios Frexeiras and Palmeiras in Chã Grande -PE. This is a research with a qualitative, exploratory and descriptive approach, which considered the period of execution of the experiment to be the three-year period from 2020 to 2022, using the data collection technique of documentary research, and the data analysis procedure was developed through the Systematization of Experiences method. The study presents an expanded understanding of the execution and scope of the popular education strategies developed in the project, in addition to favoring the socialization of the experience accumulated in the project, contributing to the production of theoretical knowledge based on practical experience at the Centro Nordestino de Medicina Popular in project execution. A booklet was also prepared for the population, based on the project's experience, addressing issues related to the right to adequate and healthy food and presenting the recipes worked on in the nutritional education workshops. It was found that the educational strategies adopted in the experience used methodological paths based on criticality and dialogue, based on the sharing of knowledge, providing stimulation for those involved in the project, the participation and protagonism of students in political advocacy actions, and emancipatory in their life contexts, aiming to ensure the right to healthy and adequate food. Confirming the logic of social movements, designing educational processes, constituting learning for new sociability and, therefore, new social practices.
Keywords in Portuguese
Segurança alimentarAlimentação saudável
Empoderamento
Agricultura sustentável
Share