Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Title
Now showing items 31-50 of 94
-
E a vida humana, o que é? : O diálogo entre a ciência, a religião, os professores e o senso comum enriquecendo o ensino de ciências
| Date Issued: 2009Este estudo tem como objetivo recolher, sistematizar, analisar e comparar os discursos científicos, religiosos e de professores de ciências do Ensino Médio sobre a definição humana. Como produções sociais, ciência e religião ... -
Educação Ambiental, Currículo e Interdisciplinaridadeuma teia de caminhos entrelaçados
| Date Issued: 2015Diante da gravidade da situação ambiental em todo o planeta, tornou-se incontestável a necessidade de se abordar esta temática em todos os níveis escolares para que as novas gerações formem conceitos e, sobretudo, valores ... -
Educação em ciências e saúde na educação infantil: um estudo na creche Fiocruz
| Date Issued: 2012Este trabalho representa uma contribuição à lacuna existente acerca da temática da Educação em Ciência na Educação Infantil, e trata da formação de professores em um ambiente específico – a Creche Fiocruz. A coleta de dados ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
| Date Issued: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na redução de danos
| Date Issued: 2019Estudos nacionais e internacionais têm atestado as limitações e o insucesso das abordagens proibicionistas sobre drogas, centradas na repressão ao consumo. Desde 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre saúde ... -
Em busca do letramento científico: análise de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Genética no ensino médio
| Date Issued: 2022O termo Letramento Científico vem sendo amplamente debatido nas áreas de educação, ensino de Ciências e como constituinte das políticas públicas. Isso advém da percepção de que a Ciência não é neutra e seu desenvolvimento ... -
O ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: discutindo a formação docente com enfoque na Tecnologia Assistiva
| Date Issued: 2020Deficiência Físico-Motora (DFM) é uma disfunção física e/ou motora, a qual decorre de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas que podem afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade, à coordenação motora ... -
Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro.
| Date Issued: 2012A educação fundamental tem como principal objetivo formar cidadãos com capacidade de aprender, viver em sociedade e auxiliar o desenvolvimento de valores. O ensino de ciências faz parte deste objetivo. Porém, no Brasil, ... -
O ensino de Ciências no contexto dos anos iniciais da escola fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas
| Date Issued: 2018O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido tema de debates na agenda acadêmica. Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico ... -
O Ensino de Ciências para Surdos: criação e divulgação de Sinais em Libras
| Date Issued: 2017A inclusão de todos os alunos no sistema de ensino brasileiro ainda é um grande desafio, pois mesmo tendo garantido por lei o direito à educação, os alunos com deficiências ainda carecem de atendimento adequado. Neste ... -
O Ensino do Genoma mediado por Filmes de Ficção Científica em Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2017Nos últimos anos, conhecimentos no campo da genética aquilataram conceitos que se encontram presentes no currículo escolar e em diversos meios de informação. No entanto, pesquisas têm mostrado que a compreensão de estudantes ... -
Ensino médico no Brasil: desafios e prioridades, no contexto do SUS: um estudo a partir de seis estados brasileiros
| Date Issued: 2007Este trabalho, realizado entre 2004 e 2007, teve como objetivo estudar o processo de formação médica no Brasil, a partir de seis estados brasileiros, alcançando as cinco grandes regiões do país. Utilizou-se entrevistas, ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
| Date Issued: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Estratégias de Ensino em Biociências e Saúde na formação dos professores de Educação Física da Universidade Federal Fluminense
| Date Issued: 2016A história da Educação Física foi marcada por polêmicas e divergências conceituais, epistemológicas e filosóficas no que tange a definição de seu campo de conhecimento. Tal fato pode ser percebido tanto nas pesquisas, como ... -
Estratégias didáticas como proposta para o ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes
| Date Issued: 2017O ensino de genética e seus conteúdos estruturantes têm sido um desafio para o processo de ensino e aprendizagem, em particular no ensino médio. Esta tese, que se caracteriza como um estudo de caso objetivou analisar a ... -
Estratégias educativas para a redução do abandono do tratamento da Tuberculose em ambiente não formal de ensino
| Date Issued: 2017Realizamos um estudo de abordagem quali-quantitativa para desenvolver estratégias educativas envolvendo pacientes com tuberculose e seus familiares atendidos na Clínica da Família Rinaldo de Lamare, na Rocinha, local de ... -
Estudo das contribuições educacionais e sociais do Programa Jovens Talentos para a Ciência Faperj, em Miracema-RJ
| Date Issued: 2019O ensino básico brasileiro está em fase de transição de um ensino bancário centrado no professor, conteudista, fragmentado e descontextualizado, pautado em livros didáticos para um ensino centrado no educando baseado em ... -
Estudo das convergências em pesquisa e ensino de ciência e arte a partir da análise documental e metodológica
| Date Issued: 2012A relação entre a ciência e a arte está inscrita na história da humanidade e no percurso de sua construção do conhecimento. Esta relação, e seu potencial para a educação, parecem ser subaproveitados nos ambientes de ensino ... -
Estudos sobre licenciaturas em física na UAB: formação de licenciados ou professores?
| Date Issued: 2010A lei nº 9.394/96 (BRASIL, 1996ª) estabelece que a Educação é um dever da família e do Estado, sendo baseada em onze princípios, dentre eles a garantia do padrão de qualidade. E é consenso na sociedade, e a pesquisa em ... -
Um exame da percepção de professores de Biologia acerca de suas bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
| Date Issued: 2017O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos de ...