Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Title
Now showing items 11-30 of 94
-
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Biomonitoramento das águas: estratégias para prática de ensino
| Date Issued: 2011O estudo, realizado no período 2007-2010, teve como objetivo desenvolver e avaliar recursos didáticos para atividades de ensino voltadas a formação de recursos humanos na área de biomonitoramento das águas para estudantes ... -
Biossegurança On-lineuma proposta de sensibilização à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
| Date Issued: 2015Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), modelos alternativos de ensino e aprendizagem têm sido propostos na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, focalizados em situações ... -
Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico
| Date Issued: 2019A nossa experiência com cinema, principalmente de Ficção Científica (FC), nas escolas por meio de estratégias de ensino como \201CBiologia no Cinema: da evolução à ecologia\201D, nos serve de base \201Cprática\201D para o ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Ciências e Língua Portuguesa no 5º ano do ensino fundamental: uma perspectiva interdisciplinar de ensino e aprendizagem destas disciplinas
| Date Issued: 2017A disciplina de Ciências tem características que propiciam o desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula, que favorecem a participação do estudante e seu envolvimento ativo no processo de aprendizagem. O potencial ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
| Date Issued: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ... -
O cinema de ficção científica para além das fronteiras disciplinares: construindo saberes interconectados em práticas docentes
| Date Issued: 2018Das intersecções de fundamentos e práticas entre cinema-educação, o cinema de ficção científica tem se apresentado como instrumento profícuo para discussões abrangendo diversas áreas, especialmente o Ensino de Ciências. A ... -
Comunidades virtuais e a educação em saúde não formal na perspectiva das portadoras de câncer de mama
| Date Issued: 2020Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel das comunidades virtuais como suporte às portadoras de câncer de mama sob a perspectiva da educação em saúde não formal. Grupos e páginas no Facebook, enquanto comunidades ... -
Construção do conhecimento em saúde: o ensino de biossegurança em cursos de nível médio na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2005O estudo, realizado no período 2004-2005, teve como objetivo geral investigar a situação atual do ensino de biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde. Teve como foco de coleta de dados, seis cursos de nível ... -
Contribuições das imagens estroboscópicas e da videoanálise para a alfabetização científica
| Date Issued: 2018Há muito se discute a importância das atividades prático-experimentais para uma aprendizagem na qual o estudante possa se apropriar de elementos conceituais, epistemológicos e sociais do conhecimento científico. Para isso, ... -
Contribuições para a formação do técnico de nível médio para a área de desenvolvimento, pesquisa e produção de fitoterápicos
| Date Issued: 2009Este trabalho tem como objetivo identificar os conteúdos necessários para os profissionais que atuam na pesquisa, produção e desenvolvimento de fitoterápicos visando à elaboração de diretrizes curriculares para formação ... -
Contribuições teóricas e práticas para o uso da aprendizagem baseada em problemas na educação profissional técnica de nível médio
| Date Issued: 2017A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi sistematizada no final da década de 1960, como uma alternativa à utilização da metodologia tradicional de ensino de médicos. Atualmente, ABP é empregada na formação de diferentes ... -
A cultura da sustentabilidade no contexto do Programa Mais Educação
| Date Issued: 2017Sustentabilidade é um termo polissêmico, influenciado historicamente pelas definições de cultura, natureza, sociedade e pelo sistema econômico. Ao longo de nosso estudo, enfatizamos o aspecto cultural da sustentabilidade, ... -
Da piracema à Festa do Mandim: uma estratégia local para atender a parte diversificada do currículo do ensino médio
| Date Issued: 2018As questões curriculares cada vez mais desafiam a escola, visto a necessidade de inserção, exclusão e revisão permanentemente de novos conteúdos em seus currículos. No Brasil, os estudos acerca das diversas manifestações ... -
Desenvolvimento e avaliação de estratégias cooperativas de ensino de Biociências para alunos de um Pré-Vestibular Social
| Date Issued: 2014Na aprendizagem cooperativa os estudantes se organizam em pequenos grupos estruturados a fim de atingir um objetivo comum a todos. A eficácia da aprendizagem cooperativa em sala de aula tem sido objeto de diversos estudos ... -
Desenvolvimento e avaliação de software para ensino de ciências: a farmacologia como modelo de interdisciplinaridade
| Date Issued: 2009As tecnologias de Informação estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. Existe grande necessidade de um aprofundamento do conhecimento do impacto destas tecnologias na sala de aula para professores e alunos. ... -
Diálogos em saúdea Ouvidoria Coletiva na formação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família
| Date Issued: 2014O presente trabalho se propõe a estudar a participação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um processo de educação \2013 a Ouvidoria Coletiva (OC). Esta é uma instância organizada para diagnosticar ... -
Diversidade Sexual, Escola e Família: contribuições para as práticas de ensino
| Date Issued: 2017A abordagem da sexualidade na escola transcende aos conteúdos tradicionalmente tratados no ensino de ciências e traz consigo a temática da Diversidade Sexual que tem sido palco de disputas de sentidos a partir dos crescentes ...