Listar IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 150
-
O uso de uma oficina de simulação de gravidez: as potencialidades e limitações de uma estratégia de ensino em saúde aplicadas à educação formal e não formal
| Fecha del documento: 2024A gravidez é um fenômeno complexo na vida de adolescentes e jovens. No Brasil dados apresentados pela literatura apontam não só para um problema de saúde pública quando se analisa os dados relacionados à ocorrência de uma ... -
Análise de atividades experimentais de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio (PNLD 2018 e 2021) sob a perspectiva do ensino por investigação
| Fecha del documento: 2024O ensino de Botânica tem sido, ao longo da história do currículo brasileiro, pautado em uma metodologia tradicional e excessivamente teórica, contribuindo para que os alunos possuam dificuldade nesta temática, se distanciando ... -
Teoria da relatividade e GPS em uma proposta didática inclusiva
| Fecha del documento: 2024Este trabalho, de caráter qualitativo, objetiva apontar ferramentas e recursos didáticos que podem auxiliar professores de física do ensino médio incluírem alunos com deficiência visual, cegos e com baixa visão, em aulas ... -
Augusto dos Anjos e Primo Levi: possíveis diálogos literários/científicos para o ensino de química
| Fecha del documento: 2024A Química é uma disciplina muito importante para um melhor entendimento do mundo, porém, muitos educandos têm dificuldade em relacionar os conteúdos dessa ciência com o próprio cotidiano, pois há um estímulo para decorar ... -
Três Dom Quixotes contra um moinho de vento: trajetórias de licenciados em física com deficiência visual
| Fecha del documento: 2024O ensino de Física para pessoas com deficiência visual já é uma realidade nas Universidades brasileiras. Buscando compreender como vem ocorrendo a inclusão desse público na graduação em Física, o estudo conduzido investiga, ... -
Ensino sobre mudanças climáticas nas mídias digitais: análise e divulgação científica
| Fecha del documento: 2024As mudanças climáticas causadas pelo avanço tecnológico e pelo modelo capitalista vigente estão tornando eventos extremos cada vez mais frequentes. Dessa forma, a presente pesquisa teve como principal objetivo analisar o ... -
A prática docente por meio do livro "Minha amiga piolhenta" e a perspectiva socioantropológica da pediculose na escola
| Fecha del documento: 2024Este trabalho de dissertação apresenta a perspectiva socioantropológica da pediculose de professores de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro, assim como uma formação em ensino de ciências por investigação para ... -
O conceito de saúde integral ou holística na ótica de docentes e discentes em uma escola de educação básica confessional
| Fecha del documento: 2024O conceito de saúde construído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, declara saúde como "estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença ou incapacidade”, inserindo mais ... -
A formação de mediadores para o atendimento do público autista em museus e centros de ciências
| Fecha del documento: 2024Os mediadores de museus e centros de ciências são os principais responsáveis pelo elo comunicativo entre o público e as exposições e experiências apresentadas nesses espaços científico-culturais. Entretanto, pesquisas ... -
Experiências de ensino sobre os resíduos sólidos na educação básica brasileira à luz da educação ambiental crítica: uma revisão integrativa
| Fecha del documento: 2024Nos últimos anos, os problemas ambientais têm cada vez mais recebido atenção mundial e a gestão dos resíduos sólidos representa uma das questões ambientais prioritárias. Segundo o Banco Mundial, a humanidade produziu 2,01 ... -
Análise de continuidades e descontinuidades na trajetória de egressos do Programa de Vocação Científica e do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz
| Fecha del documento: 2024Considera-se que a experiência em qualquer programa educacional não formal visando uma experiência de profissionalização - como é o caso do Programa de Vocação Cientifica (Provoc) e o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura ... -
Avaliação da contribuição do protagonismo de estudantes de uma escola da rede pública na proposição de ações educativas na sensibilização sobre arboviroses sob a perspectiva sociedade-ambiente-saúde
| Fecha del documento: 2024Entende-se que Educação Ambiental está diretamente relacionada à Educação em Saúde e à possibilidade de construção de vida com qualidade. A palavra ambiente evidencia as relações que os seres humanos mantêm com seus contextos ... -
Prática de atividade física entre mulheres estudantes trabalhadoras: aproximações sobre o ensino de educação física, interseccionalidade e a promoção da saúde
| Fecha del documento: 2023Este estudo situa-se em um contexto político de reformas educacionais e políticas de reduções de repasses de recursos públicos para a Saúde e Educação, que apontam para uma proposta de formação educacional mínima à classe ... -
Desafios e contribuições do jogo Célula Adentro em plataformas digitais para o aprendizado de Biologia Celular em cursos de graduação no contexto da pandemia
| Fecha del documento: 2023A Biologia Celular é de extrema importância para compreensão dos seres vivos e dos diversos avanços biotecnológicos e médicos que fazem parte das notícias diárias da sociedade que inclusive precisa se posicionar em diversas ... -
Reflexões dos líderes de grupos comunitários participantes dos cursos internacionais “Envolvimento da Ciência com a Sociedade” 2018/2019 à luz dos saberes de Paulo Freire
| Fecha del documento: 2023À luz dos saberes de Paulo Freire, estudamos as reflexões dos Líderes de grupos comunitários (LGC) participantes das duas edições dos Cursos Internacionais (CI) “Envolvimento da Ciência com a Sociedade”, realizados em 2018 ... -
Negacionismo científico em foco: desenvolvimento de ações em educação popular em saúde na formação inicial de profissionais de saúde
| Fecha del documento: 2023A educação popular em saúde emergiu, no Brasil, como uma estratégia de construção da participação popular na saúde e na vida social da população. Tal concepção educativa considera os determinantes sociais da saúde envolvidos ... -
Ensino para a redução de danos das práticas alimentares excessivas por meio de propagandas audiovisuais
| Fecha del documento: 2023A alimentação humana é um fenômeno multifatorial, envolvendo também questões socioculturais. Ao longo do tempo, modificações ocorreram no ato de comer e se alimentar das sociedades, principalmente com o desenvolvimento da ... -
O processo de ensino/aprendizagem no escotismo: a utilização de um jogo educativo, sobre doenças transmitidas por vetores biológicos
| Fecha del documento: 2023O Movimento Escoteiro tem como objetivo a formação de caráter e criação de valores em seus jovens, tendo como premissa o método escoteiro, associado à caracteristicas da educação não-formal. No escotismo, as atividades ... -
O curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos”: estudo de uma estratégia educacional promotora da saúde para a cidadania, em comunidades com vulnerabilidade em socioambiental no estado do Rio de Janeiro
| Fecha del documento: 2023O curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos” trabalha as temáticas de saúde e ambiente do território, tendo o morador de áreas com vulnerabilidade socioambiental como o ator central do processo, na perspectiva da ... -
Tendências dos livros didáticos brasileiros de ciências da natureza (PNLD 2020) sobre as mudanças climáticas: um olhar à luz da justiça climática
| Fecha del documento: 2023As mudanças climáticas têm sido um importante assunto discutido tanto no meio científico como na sociedade em geral, com impacto no processo educativo que visa a formação de futuras gerações preocupadas com a questão ...